Prova do Vestibular - UFU-MG (2018) - Questões Comentadas

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“Pois pensar e ser é o mesmo”
Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.
A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.

  • A Para compreender a realidade, é preciso confiar inteiramente no que os nossos sentidos percebem.
  • B O movimento é uma característica aparente das coisas, a verdadeira realidade está além dele.
  • C O verdadeiro sentido da realidade só pode ser revelado pelos deuses para aqueles que eles escolhem.
  • D Tudo o que pensamos deve existir em algum lugar do universo.

Segundo Karl Marx (1818-1883), “não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência”.
Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: M. Fontes, 1977. p. 23.
Essa citação sintetiza o pensamento filosófico, político, histórico e econômico desse pensador, que se convencionou chamar de

  • A Liberalismo de esquerda.
  • B Idealismo dialético.
  • C Atomismo econômico.
  • D Materialismo histórico.

Considere o seguinte trecho
“No diálogo Mênon, Platão faz Sócrates sustentar que a virtude não pode ser ensinada, consistindo-se em algo que trazemos conosco desde o nascimento, defendendo uma concepção, segundo a qual temos em nós um conhecimento inato que se encontra obscurecido desde que a alma encarnou-se no corpo. O papel da filosofia é fazer-nos recordar deste conhecimento”
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. p. 31.
Nesse trecho, o autor descreve o que ficou conhecido como

  • A a teoria das ideias de Platão.
  • B a doutrina da reminiscência de Platão.
  • C a ironia socrática.
  • D a dialética platônica.

“O filósofo natural e o dialético darão definições diferentes para cada uma dessas afecções. Por exemplo, no caso da pergunta “O que é a raiva?”, o dialético dirá que se trata de um desejo de vingança, ou algo deste tipo; o filósofo natural dirá que se trata de um aquecimento do sangue ou de fluidos quentes do coração. Um explica segundo a matéria, o outro, segundo a forma e a definição. A definição é o “o que é” da coisa, mas, para existir, esta precisa da matéria.”
Aristóteles. Sobre a alma, I,1 403a 25-32. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.
Considerando-se o trecho acima, extraído da obra Sobre a Alma, de Aristóteles (384-322 a.C.), assinale a alternativa que nomeia corretamente a doutrina aristotélica em questão.

  • A Teoria das categorias.
  • B Teoria do ato-potência.
  • C Teoria das causas.
  • D Teoria do eudaimonismo.

Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século VI a.C.). “Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”
Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.
Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra

  • A a concepção heraclitiana que valoriza a importância do movimento na descrição da realidade.
  • B a concepção dialética do pensamento heraclitiano, segundo a qual o movimento é uma ilusão dos sentidos.
  • C a concepção heraclitiana da realidade, segundo a qual a multiplicidade dos fenômenos subjaz uma realidade única.
  • D o pensamento religioso de Heráclito, segundo o qual a morte é a libertação da alma.