Prova da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas) (2016) - Questões Comentadas

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A regra de proporção é um princípio da pintura cujo equivalente, na literatura, estaria no cuidado do escritor em manter os aspectos naturais das pessoas e coisas que descreve com fidedignidade. Essa é uma das preocupações de um autor como
  • A José Lins do Rego, que se mantém atento aos detalhes das paisagens sulinas e das personagens dos imigrantes.
  • B Clarice Lispector, em cuja prosa de feição épica e naturalista há passagens de grandioso realismo.
  • C Graciliano Ramos, cuja linguagem retrata com economia e secura paisagens e personagens nordestinas.
  • D José de Alencar, que empenha todo o seu realismo ao documentar os usos e costumes dos nativos.
  • E Mário de Andrade, cujo intento modernista está em emprestar um colorido ingênuo a cenas bucólicas.
No período modernista, representam-se novas criações da tecnologia humana, testemunhando o progresso e as novidades da época. Há comprovação disso no tema e no estilo dos seguintes versos:
  • A A luz do quarto é como A de um lampião na noite, E embora abra um clarão A treva continua.
  • B Eu quis acender o espírito da vida, Quis refundir meu próprio molde, Quis conhecer a verdade dos seres, dos elementos
  • C Oh, jovens anjos cativos Que as asas vos machucais Nos armários dos arquivos!
  • D E os bondes riscam como um fogo de artifício sapateando nos trilhos, ferindo um orifício na treva cor de cal...
  • E os dobres fortes do pranto sino troando em turnos de luto e vento
A vida mundana dos cafés comparece nestes versos de um poema de Manuel Bandeira: Quando o enterro passou Os homens que se achavam no café Tiraram o chapéu maquinalmente Saudavam o morto distraídos Estavam todos voltados para a vida Depreende-se da leitura desses versos que o poeta Manuel Bandeira I. empenha-se em pintar com cores fortes a reação contristada de um grupo de homens diante da evidência de que alguém havia morrido. II. registra o protocolo mecânico de um gesto da saudação que os homens num café, inteiramente devotados à vida, dedicam ao enterro que passa. III. faz contrastar a fatalidade da morte com o cotidiano vivo, razão pela qual o aspecto mundano da conversa num café dá lugar a tocantes reverências. Atende ao enunciado o que está APENAS em
  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.
A linguagem e o universo de Guimarães Rosa na obra prima que é o romance Grande sertão: veredas estão em parte caracterizados no seguinte segmento do texto:
  • A apanhando uma realidade moldada mais pela impressão da imaginação criativa do que pelas formas nítidas naturais.
  • B o fascínio dos artistas [do estilo gótico] estava em criar efeitos de perspectiva e a ilusão de espaços que parecem reais.
  • C as paisagens rurais e retratos de pessoas, sobretudo das diferentes aristocracias, apresentam-se num auge de realismo.
  • D paisagens bucólicas e jardins harmoniosos desfilam ainda pelo desejo de realismo e fidedignidade na representação da natureza.
  • E acentuará as cores dramáticas, convulsionadas, as formas quase irreconhecíveis de uma realidade fraturada.
A geometria das formas, em princípio uma possibilidade das artes plásticas, não deixou de ter relevância na constituição de poemas brasileiros de vanguarda, que chegaram a incorporar efeitos gráficos, design industrial e manipulação do espaço físico da página. É o que se observa na arte de poetas como
  • A Manuel Bandeira e Cecília Meireles.
  • B Dante Milano e Olavo Bilac.
  • C Lêdo Ivo e Augusto dos Anjos.
  • D Oswald de Andrade e Alphonsus de Guimaraens.
  • E Décio Pignatari e Augusto de Campos.