Prova do - PUC-PR (2017) - Questões Comentadas

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Leia a notícia a seguir.
Cientistas alteram mutação em embrião humano para evitar doença hereditária
Um grupo de cientistas conseguiu pela primeira vez corrigir uma mutação causadora de uma doença hereditária, em embriões humanos, utilizando um novo método de edição do genoma. Os pesquisadores empregaram a revolucionária técnica de edição genética Crispr-Cas9 para modificar, no DNA dos embriões, o gene mutante que causa a cardiomiopatia hipertrófica, uma doença genética comum que pode levar à insuficiência cardíaca e à morte súbita. Disponível em:< https://noticias.r7.com/saude/cientistas-alteram-mutacao-em-embriao-humano-para-evitar-doenca-hereditaria-02082017.> Acesso: 13/02/2018.
As alterações mais comuns que ocorrem no DNA (mutações) são as pontuais, ou seja, aquelas que alteram uma única base nucleotídica. As consequências dessas alterações pontuais podem

  • A resultar em mutações silenciosas, nas quais são geradas códons de parada, com consequente término prematuro de tradução.
  • B gerar indivíduos euploides 3n, os quais são inviáveis na espécie humana.
  • C acarretar aneuploidias cromossômicas, como é o caso da síndrome de Down (2n+1), porque há um gene a mais em um dos cromossomos do par 21.
  • D ocasionar nulissomia, ou seja, a perda de dois genes pode provocar a formação de um indivíduo 2n-2 com consequências letais.
  • E acarretar uma nulissomia, na qual a perda de dois genes leva à formação de indivíduos com constituição cromossômica 2n-2.

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas, na ordem em que aparecem, de acordo com as normas de regência prescritas pela norma culta.
Pesquisado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobson na década de 1960, o Efeito Pigmaleão refere-se ao fenômeno da relação entre a expectativa depositada numa pessoa e os resultados decorrentes de seu trabalho. O nome faz referência a Pigmaleão, um escultor mítico grego que se apaixonou pela estátua ______ construía e pediu à deusa Afrodite ______ a tornasse uma mulher real. O Efeito Pigmaleão prescreve que, quanto maior a confiança depositada em alguém, maior é a probabilidade de essa pessoa ter bons resultados. No estudo de Jacobson e Rosenthal, professores foram avisados, no início do semestre, que havia em suas salas de aula alguns alunos excepcionais, que provavelmente se desenvolveriam mais depressa que seus colegas. Ao final do ano, foi constatado que esses alunos realmente haviam tido melhores conceitos. A conclusão foi ______ diversos fatores poderiam ter influenciado o sucesso dos alunos, entre eles o fato ______ professores provavelmente haviam prestado mais atenção a essas crianças e lhes dado tratamento diferenciado durante o semestre. Isso, é claro, ocorreu subconscientemente, de acordo com Rosenthal, crendo que professores muitas vezes têm atitudes que facilitam o desempenho de alunos ______ esperam mais. FURTADO, Júlio. A mediação relacional da aprendizagem. Língua Portuguesa. Escala, n. 53, p. 25.

  • A que – de que – de que – de que – dos quais.
  • B a qual – que – de que – o qual – de que.
  • C que – que – que – de que – de quem.
  • D a qual – de que – que – do qual – de quem.
  • E em que – que – de que – o qual – dos quais.

Leia o excerto que segue.
Ação dos antibióticos
Alguns antibióticos impedem que a célula bacteriana cresça, inibindo a síntese do RNA. Por exemplo, a rifampicina inibe a iniciação da transcrição ligando-se à subunidade beta da RNA-polimerase procariótica, interferindo assim com a formação da primeira ligação fosfodiéster. A rifampicina é útil no tratamento da tuberculose. Fonte: (CHAMPE; FERRIER; HARVEY,2009, p.421).
A rifampicina é administrada a pacientes com tuberculose, mas não afeta esses pacientes. Isso se deve a

  • A não ligação da RNA-polimerase das células eucarióticas à rifampicina.
  • B ligação fosfodiéster inversa nas células eucariotas (3’5’) comparadas as procariotas(5’3’).
  • C especificidade da rifampicina à ligação fosfodiéster que é exclusiva de células procariotas.
  • D presença de catalases nas células eucariotas que destroem o antibiótico.
  • E atividade metabólica respiratória restrita às células eucariotas animais.

Leia o texto a seguir e complete as lacunas com o elemento coesivo correspondente à informação contida entre parênteses. Depois, identifique a alternativa que contenha a sequência de elementos coesivos adequados a cada lacuna.
Uma das crenças mais resistentes do pensamento que imagina a si próprio _______ (comparação) o mais moderno, democrático e popular do Brasil é a lenda da inocência dos criminosos pobres. Por essa maneira de ver as coisas, um crime não é um crime _______(condição) o autor nasceu no lado errado da vida, cresceu dentro da miséria e não conheceu os suportes básicos de uma família regular, de uma escola capaz de tirá-lo da ignorância e do convívio com gente de bem. _______(conformidade) as fábulas sociais atualmente em vigência, pessoas assim não tiveram a oportunidade de ser cidadãos decentes – e _______ (conclusão) ficam dispensadas de ser cidadãos decentes. Ninguém as ajudou; ninguém lhes deu o que faltou em sua vida. Como compensação por esse azar, devem ser autorizadas a cometer delitos – ou, no mínimo, considera-se que não é justo responsabilizá-las pelos atos que praticaram, por piores que sejam. Na verdade, _______ (conformidade) a teoria socialmente virtuosa, não existem criminosos neste país _______ (tempo) se trata de roubo, latrocínio, sequestro _______ (adição) outras ações de violência extrema – _______ (condição) tenham sido cometidos por cidadãos com patrimônio e renda superiores a determinado nível. E de quem seria, nos demais casos, a responsabilidade? Essa é fácil: “a culpa é da sociedade”. (GUZZO, J. R. Questão de classe. Veja, São Paulo, n. 22, p.98, 3 jun. 2015)

  • A tão, desde que, conforme, porque, conforme, mas, nem, a não ser que.
  • B como, se, de acordo com, por isso, segundo, quando, e, a menos que.
  • C tanto quanto, a menos que, conforme, porque, segundo, antes que, também, a menos que.
  • D tanto quanto, a menos que, segundo, portanto, segundo, depois, e, a menos que.
  • E como, a não ser que, de acordo com, porque, de acordo com, antes, também, a mais que.

Leia o trecho abaixo.
Diagnóstico do diabete tipo 1
“O início do diabete tipo 1 ocorre tipicamente durante a infância ou na puberdade, e os sintomas se desenvolvem rapidamente. Pacientes com diabete tipo 1 podem geralmente ser reconhecidos pelo aparecimento abrupto de poliúria (micção frequente), polidipsia (sede excessiva) e polifagia (fome excessiva), frequentemente desencadeados por estresse ou por doença.” Fonte: (CHAMPE; FERRIER; HARVEY,2009, p.338).
As anormalidades metabólicas do diabete tipo 1 resultam da deficiência de insulina. Uma consequência em indivíduos diabéticos tipo 1, que não fazem tratamento adequado, é

  • A hipoglicemia plasmática.
  • B aumento da gliconeogênese.
  • C redução da cetoacidose sanguínea.
  • D aumento da glicogênese.
  • E aumento da resistência à insulina.