Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Primeiro Tenente - Marinha (2020) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com Sant'Anna (2014), analise as afirmativas abaixo em relação às questões do tipo múltipla escolha.

I- Rápida construção e fácil correção.
II- Verifica raciocínio, nível de discriminação e conhecimentos gerais.
IIl- Todas as respostas da questão múltipla escolha são relacionadas com a pergunta.
IV- Não deverá ser usada quando a resposta for uma única a servir para colunas.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas as afirmativas I, Il e Ill são verdadeiras.
  • B Apenas as afirmativas I e Ill são verdadeiras.
  • C Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • D Apenas as afirmativas Il e IIl são verdadeiras.
  • E Apenas as afirmativas II, Ill e IV são verdadeiras.

É muito comum as escolas estabelecerem um volume de conteúdos muito acima do que o aluno é capaz de assimilar e em nível tal que os alunos não dão conta de compreendê-los. De acordo com Libâneo (2013), a escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Quando o docente compatibiliza os conteúdos com o nível de preparo e desenvolvimento mental dos alunos, podemos afirmar que está sendo atendido qual critério de seleção de conteúdos?

  • A Correspondência entre objetivos gerais e conteúdos.
  • B Caráter científico.
  • C Caráter sistemático.
  • D Relevância social.
  • E Acessibilidade e solidez.

A matriz para elaboração de currículo é proposta por Coll, em 1987. O currículo é organizado linearmente, envolvendo as decisões sobre as finalidades do sistema educacional, legalmente estabelecidas, sobre os objetivos gerais do ensino obrigatório, sobre os objetivos gerais de cada ciclo e sobre o projeto curricular básico de cada área para o ciclo. No que se refere aos diferentes níveis de objetivos, tal como Tyler, o autor propõe que tais decisões devem levar em conta, além do âmbito legal, uma espécie de diagnóstico da realidade que funciona como fontes do currículo. De acordo com Lopes e Macedo (2011), quais são os quatro referenciais específicos que tais análises devem levar em conta?

  • A Psicológico, socioantropológico, biológico e cultural.
  • B Sociológico, pedagógico, cultural e epistemológico.
  • C Biológico, socioantropológico, pedagógico e cultural.
  • D Socioantropológico, psicológico, epistemológico e pedagógico.
  • E Pedagógico sociológico, psicológico e epistemológico.

Como é definida a aprendizagem significativa de Ausubel, segundo Moreira (2011)?

  • A É um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo.
  • B É o procedimento de introduzir um reforçador positivo, imediatamente após uma resposta.
  • C Ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como relevante para seus próprios objetivos.
  • D É possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento,
  • E Só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

A Escola Naval tem um Ciclo Escolar de quatro anos e um Ciclo Pós-Escolar de um ano, totalizando então cinco anos de formação. Um dos professores de língua portuguesa, por exemplo, ficou responsável por estruturar a sequência lógica em que os conteúdos seriam apresentados aos Aspirantes e distribuir ao longo de todo o Ciclo Escolar. Podemos afirmar que, de acordo com os conceitos apresentados por Malheiros (2013), os conteúdos foram organizados no plano:

  • A horizontal.
  • B significativo.
  • C vertical.
  • D flexível.
  • E pessoal do professor.