Prova da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB-BA) - Professor - Educação Física - CESPE/CEBRASPE (2011) - Questões Comentadas

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A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à

  • A orientação do professor e à promoção da saúde.
  • B autonomia no gerenciamento da aptidão física e às experiências vividas pelos alunos.
  • C elaboração de conhecimentos sobre atividade física, à busca de bem-estar e à valorização dos conteúdos esportivos.
  • D qualidade de vida e à orientação didática do professor para hábitos de higiene e saúde.

Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.

  • A O uso do movimento em seu aspecto formal caracteriza a linguagem corporal.
  • B A ação de músculo, ossos e articulações, de forma eficiente e estratégica, produz a linguagem corporal.
  • C O conjunto de articulações e forças transforma o movimento em uma linguagem corporal.
  • D A reprodução de um movimento estereotipado exprime a certeza da linguagem corporal.

Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação

  • A traz, de forma generalizada, o sentimento de vitória e de satisfação evidenciado no divertimento para todos os participantes.
  • B ocasiona, geralmente, conflitos e rivalidade, como, por exemplo, um aluno empurrar outro ou tirar a bola do outro durante uma atividade esportiva.
  • C acentua, normalmente, o surgimento de dúvidas sobre, por exemplo, quem chegou primeiro na competição de natação ou se a bola caiu dentro ou fora do campo.
  • D propicia, em situações de respeito às regras e aos outros, oportunidades criativas e a prática de ações e relações.

Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem

  • A a possibilidade de variação de situações motoras e a ampliação das relações sociais, uma vez que os indivíduos interagem mais com o meio e com os outros.
  • B a presença de regras e a imitação de movimentos, considerando que promovem situações de interação entre os participantes.
  • C a especialização dos movimentos e a sua aplicação restrita às atividades, visto que os indivíduos estão cada vez mais competentes em determinadas habilidades.
  • D o caráter de enfrentamento e o propósito individualista do movimento, aspectos essenciais ao desenvolvimento dos indivíduos.

Considerando-se que a cultura corporal é o resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que precisam passar constantemente por revisões, reflexões e críticas para serem transmitidos aos alunos, é correto afirmar que a cultura corporal desenvolvida nas escolas consiste

  • A em uma parte do conhecimento desenvolvido na educação física que resulta de formas culturais da atividade física.
  • B na educação do corpo, de acordo com o caráter funcionalista.
  • C na aptidão física, de acordo com a abordagem da saúde renovada.
  • D na abordagem enfática dos aspectos utilitaristas relacionados à sobrevivência, tais como a corrida, a caça e o lançamento de objetos.