Prova do SAMAE Abatiá | Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Abatiá - Paraná (SAMAE Abatiá) - Oficial Administrativo e Operacional - UNIOESTE (2022) - Questões Comentadas

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Considerando o contexto de produção e circulação do texto cujo fragmento é apresentado acima, bem como suas características composicionais e estilísticas, observáveis no recorte dado, assinale a alternativa integralmente CORRETA.

  • A Trata-se de um texto construído predominantemente por sequências descritivas e injuntivas, com o objetivo de apresentar reflexões subjetivas e problematizar um tema socioculturalmente relevante.
  • B Trata-se de um manifesto, em que ficam evidentes tanto a perspectiva ideológica de determinado grupo político quanto o público ao qual se dirige.
  • C Trata-se de um texto literário que não pretende fazer um retrato fiel da realidade, mas que, a partir de uma perspectiva marcadamente subjetiva, fomenta reflexões sobre questões econômicas e sociais.
  • D Trata-se de um texto construído predominantemente por sequências dissertativo-argumentativas, o que é imprescindível para explicitar o ponto de vista defendido.

Considerando o conteúdo do fragmento dado, assinale a alternativa que explicita a temática central do texto e sumariza a perspectiva subjetiva defendida.

  • A Os livros não tornam o homem mais crítico.
  • B A propriedade privada transforma o homem.
  • C O homem precisa da propriedade para se impor socialmente.
  • D O homem domina a natureza de maneira hostil.

Assinale a alternativa que apresenta uma análise integralmente CORRETA.

  • A O fragmento do texto apresentado está escrito em primeira pessoa, com foco nas ações do narrador. Essa característica leva ao uso constante de orações na voz passiva.
  • B A justaposição das orações coordenadas no começo do 3º parágrafo contribui para imprimir um tom de melancolia e tédio na construção psicológica do personagem-narrador.
  • C A construção sintática do período “Eu defini o crime.”, simples e curto, contribui para a criação da imagem de um personagem pouco incisivo.
  • D Nessa narrativa, apresentam-se acontecimentos que estão na memória do narrador-personagem, com predomínio de uma linearidade temporal que tem como ponto de referência o passado.

Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação semântica INCORRETA.

  • A Há vários elementos que demarcam ‘tempo’ no texto, como a desinência verbal, elementos conectivos – “Enquanto” (1º parágrafo) – e adjuntos adverbiais – “Agora” (1º parágrafo), “Sempre” (2º parágrafo) e “por dois dias” (2º parágrafo).
  • B No 2º parágrafo, os verbos “comprava”, “amarrava” e “Remendei” indicam uma ação recorrente, sentido esse que é reforçado pelo adjunto adverbial “Sempre”, que modifica todos os verbos do parágrafo.
  • C No 2º parágrafo, os verbos ‘comprar’ e ‘amarrar’ estão conjugados no pretérito imperfeito do indicativo, o que aponta para ações recorrentes no passado; já o verbo ‘remendei’ está conjugado no pretérito perfeito do indicativo, o que aponta para uma ação pontual no passado.
  • D No 2º parágrafo, os adjuntos adnominais “de quatro e dois pés” modificam o substantivo “raposas”, explicitando que o narrador temia pelas ações tanto de animais predadores quanto de pessoas que pudessem roubar suas galinhas.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Sintaticamente, os adjetivos empregados no 1º parágrafo não poderiam ser excluídos; já a exclusão dos adjetivos do 2º parágrafo não resultaria em problema na construção da frase, apenas em prejuízo semântico.
  • B No 2º parágrafo, a preposição “para” introduz uma relação semântica do mesmo tipo daquela introduzida pela locução prepositiva “a fim de”, no mesmo parágrafo.
  • C O último período do 1º parágrafo aponta para o sentido de ‘causa’ em relação ao conteúdo dado nos outros períodos do mesmo parágrafo. Tal interpretação semântica é observada também na última oração do 4º parágrafo.
  • D Na oração adverbial “Enquanto não possuía nada além da minha cama e dos meus livros” (1º parágrafo) ocorre uma dupla negativa, a qual é adequada mesmo em contextos mais formais de uso da língua escrita.