Prova do São Paulo Previdência (SPPREV) - Analista em Gestão Previdenciária - FCC (2019) - Questões Comentadas

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O paralelo que o autor do texto estabelece entre os dicionários e os provérbios justifica-se porque

  • A ensinam, de modo sintético, o sentido essencial das palavras e a interpretação das experiências vividas.
  • B ajudam-nos a compensar pela livre fantasia a dureza do realismo pragmático que está no comando de nossas vidas.
  • C são complementares quando reforçam a carência de sentido das palavras cuja trajetória histórica nos seja desconhecida.
  • D propõem, em seu modo desenvolvido e descritivo, os cuidados que devemos tomar no uso da linguagem cotidiana.
  • E opõem-se quanto à finalidade, uma vez que o princípio educativo dos provérbios não resiste a uma consulta aos dicionários.

No segundo parágrafo do texto,

  • A os dois provérbios referidos devem ser entendidos como formas diferentes de enunciar uma mesma significação.
  • B explora-se o sentido negativo do que seja uma “prevenção”, na acepção que ela pode ter de “atitude preconceituosa”.
  • C cita-se por inteiro um provérbio com o qual se pode relativizar o que afirma o provérbio que dá o título ao texto.
  • D o autor insiste na ideia de que a sabedoria dos provérbios está em não se contradizerem em suas lições básicas.
  • E o conceito de “prevenir” é tomado no duplo sentido de antecipar o que é possível e de postergar o que é inevitável.

No terceiro parágrafo do texto, explicita-se a diferença entre ordem providencial e ordem previdenciária, com base no fato de que

  • A se caracterizam por bem distintos modelos de gestão.
  • B a prática de ambas tem demonstrado o quanto elas são inconciliáveis.
  • C são radicalmente antitéticas, embora a primeira decorra da segunda.
  • D apenas a primeira delas é administrável no plano da vida prática.
  • E apenas a segunda admite a possibilidade de algum planejamento.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A quanto ao justo sentido das palavras (1° parágrafo) = em vista da justiça dos vocábulos.
  • B numa forma sintética, formulam lições (1º parágrafo) = trazem ensinamentos em feitio conciso.
  • C tal como dispõe o dicionário (2° parágrafo) = à semelhança do que investiga o nosso vocabulário.
  • D fazendo subentender a ação divina (3° parágrafo) = deixando de contar com a Providência.
  • E num sistema de reforço mútuo (3° parágrafo) = num complexo de forças exclusivas.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A Caso se soubessem das palavras o significado exato, muitas delas não se utilizaria atoa, mas atentando do que de fato é seu sentido no dicionário.
  • B Se muitos acreditam que valem a pena tomar iniciativas diante do destino, sempre haverão os que preferem acautelar-se, com base na previsão possível dos fatos.
  • C São muito diversos, no caso das palavras previdência e providência, o que significam, por isso não se devem confundi-las e aplicar-lhes assim, sem conhecimento de causa.
  • D Para colocar em pauta a questão da gestão, o autor socorreu-se do caso da previdência que, ao contrário da Providência, cuja força ninguém duvida, é preferível de administrar.
  • E O autor sugere não haver qualquer incompatibilidade entre um ato de fé e a providência que alguém toma, acreditando que lhe seja útil no planejamento do futuro.