Prova da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SEAP-GO) - Auxiliar de Saúde - SEGPLAN-GO (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O tema dessa crônica é

  • A a história do amor.
  • B a definição do amor.
  • C a teoria sobre o amor.
  • D a arte de amar bonito.
  • E a verdade sobre o tamanho do amor.

Leia o cartoon.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/Images/AOCartoon2.jpg. Acesso em 05 de mar. de 2016


O efeito de humor no cartoon é produzido devido a uma mudança na grafia da palavra “microondas” de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Segundo esse documento

  • A O hífen deve ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra permanece com hífen), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada).
  • B Já o acento agudo permanece nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”), na grafia de palavras como colméia e jibóia.
  • C O hífen deve ser usado se o prefixo do primeiro elemento terminar com a mesma vogal que inicia o segundo.
  • D O acento circunflexo foi mantido nas palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais lêem, crêem, vêem e em substantivos como enjôo e vôo.
  • E Não se usa hífen nas palavras cujo prefixo for "ex" (no sentido de estado anterior) e "vice".

Leia o texto publicitário abaixo.

            Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

                                                Pasta. São Paulo, n. 10, p.86 set-out. 2007 

* Com a doação de órgãos, a vida continua. 

A finalidade desse anúncio é

  • A Simbolizar o fim da vida.
  • B Proibir a doação de órgãos.
  • C Estimular a doação de órgãos.
  • D Questionar a doação de órgãos.
  • E Demonstrar os sinais de pontuação

Pode-se perceber que o cronista usa o tom de aconselhamento para orientar as pessoas de como amar bonito, em quais das expressões abaixo?

  • A “Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto.”
  • B “ Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.”
  • C “Aí, esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais...”
  • D “Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."
  • E “Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva.”
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

O cronista ao dizer “ E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito” , a expressão em destaque significa

  • A esperar o amor.
  • B temer o romantismo.
  • C eorizar sobre o amor.
  • D viver o amor livremente.
  • E usar a razão em relação ao amor.