Prova da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte (SEARH - RN) - Professor - Geografia - IDECAN (2016) - Questões Comentadas

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“... devolve ao avaliador uma mensagem tão poderosa que aquela obra provocará surpresa e admiração..." (6º§)


Nessa frase, a oração sublinhada traz uma ideia de
  • A causa.
  • B conclusão.
  • C concessão.
  • D consequência.
Há ERRO na indicação da passagem do texto a que se refere o pronome destacado em:
  • A “... assim ela estará sempre acima do tempo." (6º§) – a obra de arte
  • B “É por isso que a arte ecológica tanto nos seduz." (3º§) – o belo natural
  • C “Se está feliz ele expressa sua felicidade no trabalho." (5º§) – o homem
  • D “E desperta a nossa criança interior, que estaria ansiosa para continuar brincando." (1º§) – nossa criança
Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar NÃO deve fundamentar‐se em:
  • A Justiça social.
  • B Singularidade.
  • C Ética e nos valores da liberdade.
  • D Solidariedade e sustentabilidade.
Com relação à promoção, aceleração de estudos e classificação marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No ensino médio a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série, exceto no primeiro ano.

( ) A LDB estabeleceu que a escola poderá reclassificar os estudantes somente quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no território brasileiro.

( ) Nenhum estabelecimento de educação básica, sob nenhum pretexto, pode recusar a matrícula do estudante que a procura.

( ) A possibilidade de aceleração de estudos destina‐se a estudantes com algum atraso escolar, aqueles que, por alguma razão, encontram‐se em descompasso de idade.

A sequência está correta em
  • A V, V, F, F.
  • B V, F, F, V.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, V, F.
A respeito das múltiplas infâncias e adolescências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos do ensino fundamental regular são crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionando aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo, em constante interação.

II. Durante a etapa da escolarização obrigatória que os alunos entram na puberdade e se tornam adolescentes. Esse é, pois, um período em que se deve intensificar a aprendizagem das normas da conduta social.

III.Nos anos iniciais do ensino fundamental, a criança desenvolve a capacidade de representação, indispensável para a aprendizagem da leitura, dos conceitos matemáticos básicos e para a compreensão da realidade que a cerca, conhecimentos que se postulam para esse período da escolarização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • A I, II e III.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.