Prova da Secretaria da Criança (Secretaria da Criança - DF) - Administrador - FUNIVERSA (2015) - Questões Comentadas

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Depreende-se da leitura do texto que

  • A a maioria das crianças alistadas como trabalhadoras no Brasil está envolvida em atividades ilícitas relacionadas ao tráfico de drogas.
  • B o trabalho doméstico infantil é aceito na sociedade brasileira porque é visto como uma oportunidade de ascensão social.
  • C crianças e adolescentes em situação de risco são comumente considerados meras vítimas do cotidiano adverso e merecedoras de assistencialismo.
  • D os estudos que envolvem as situações de risco à infância e à adolescência tendem a perpetuar o preconceito social contra crianças e adolescentes que vivem essa realidade.
  • E muitas crianças e adolescentes se adaptam tanto ao cotidiano hostil que os cerca, que se recusam a receber ajuda e a se reintegrar em uma família estruturada.

Em relação às crianças e aos adolescentes que vivem em situação de risco no Brasil, conclui-se da leitura do texto que

  • A a sociedade se exime da responsabilidade de ajudá-los.
  • B famílias muito pobres os expõem ao perigo.
  • C o governo praticamente os abandona à própria sorte.
  • D o Estado deve oferecer-lhes medidas de proteção especiais.
  • E a educação em escolas de atendimento integral os redimiria.

Estaria mantida a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso se substituísse

  • A “vive" (linha 4) por vivendo.
  • B “as que vivem em instituições" (linha 9) por as quais vivem em instituições.
  • C “às crianças e aos adolescentes" (linhas 22 e 23) por à crianças e adolescentes.
  • D “Por ser uma prática" (linha 25) por Por que constitúi prática.
  • E “adolescentes  não são apenas" (linha 38) por adolescentes, que não são apenas.

Assinale a alternativa correta a respeito de elementos coesivos empregados no texto.

  • A A conjunção “portanto" (linha 3) introduz oração com sentido contrastivo, por isso poderia ser substituída por entretanto, sem prejuízo do sentido do período.
  • B O vocábulo “como" empregado na linha 11 tem a mesma classificação do empregado na linha 36, equivalendo ambos à expressão na condição de.
  • C O vocábulo “que" (linha 19) introduz oração que expressa, em relação à anterior, circunstância de consequência.
  • D O conector “embora" (linha 22) introduz uma explicação a respeito do que se afirma anteriormente.
  • E A conjunção “mas" (linha 39) inicia oração que estabelece sentido adversativo em relação à oração anterior.

Assinale a alternativa em que a reescrita do último período do texto garante a correção gramatical e a coerência das ideias nele expressas.

  • A Deve-se tratar desse assunto, visando-se aos preciosos ganhos que possam ser obtidos.
  • B Assim, esse assunto trata-se dos bons frutos que se deve colher.
  • C Desse modo, o tema deve ser abordado visando os bons frutos que podem colher.
  • D Esse assunto rende bons resultados, por isso deve ser tratado com esperança.
  • E Conquanto, é preciso olhar para esse tema com vistas em um futuro promissor.