Prova da Secretaria da Criança (Secretaria da Criança - DF) - Professor - FUNIVERSA (2015) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa que está de acordo com as ideias do texto.
  • A 40% das crianças e dos adolescentes do mundo sofrem as consequências da pobreza e da marginalização, que lhes retiram a dignidade, tornando-as vítimas indefesas da fome e das doenças.
  • B É demasiadamente grande o número de pessoas com menos de dezoito anos de idade que optam pela marginalidade nos países mais pobres do mundo.
  • C A extrema pobreza prejudica o desenvolvimento infantil e deixa sequelas físicas e psicossociais duradouras na maioria das crianças e dos adolescentes dos países menos desenvolvidos do mundo.
  • D Mais grave que as consequências da pobreza é o desrespeito dos governos dos países pouco desenvolvidos aos direitos humanos fundamentais de crianças e adolescentes.
  • E A ocorrência de abuso e discriminação contra a criança extrapola o âmbito da pobreza e a transformação dessa realidade injusta requer estudo e discussão dos fatores a ela relacionados.

O objetivo principal desse texto é

  • A narrar situações de grandes dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes pobres nos países menos desenvolvidos do mundo.
  • B descrever os resultados de estudo estatístico realizado recentemente pela ONU acerca da realidade socioeconômica de países pouco desenvolvidos onde crianças e adolescentes são desrespeitados.
  • C informar o público leitor acerca da situação de pobreza em que vivem milhões de crianças e adolescentes no mundo e do desrespeito aos seus direitos fundamentais.
  • D explicar as causas dos abusos e da discriminação contra crianças e adolescentes em situação de pobreza, ou não, no mundo contemporâneo.
  • E denunciar a prática de abusos e discriminação contra crianças e adolescentes que vivem na extrema pobreza e a indiferença da maioria das pessoas em relação ao assunto.
Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.
  • A Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “tentam" (linha 9) estivesse no singular, para concordar com a porcentagem “40%" (linha 7).
  • B Estaria de acordo com a prescrição gramatical a posposição do pronome “lhes" (linha 21) à forma de particípio “garantido" (linha 22) — fosse garantido-lhes.
  • C Não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto caso fosse acrescido acento grave, indicativo de crase, no “a" que antecede “uma boa alimentação" (linha 22).
  • D Os vocábulos “potável" (linha 22) e “saúde" (linha 23) são acentuados graficamente porque são, ambos, paroxítonos.
  • E No período que se inicia à linha 23, omite-se o verbo da oração principal.
No que se refere às relações de coesão estabelecidas no texto, assinale a alternativa correta.
  • A Na linha 1, “ela" retoma o termo “infinidade".
  • B Na linha 3, “suas" tem como referente “crianças e adolescentes".
  • C “Eles" (linha 10) está empregado em referência a “países menos desenvolvidos" (linhas 8 e 9).
  • D “que", em “que morrem diariamente de doenças" (linhas 20 e 21) recupera o antecedente “as milhares de outras" (linha 20).
  • E “lhes" (linha 21) refere-se a “doenças".
Assinale a alternativa em que a reescrita de trecho extraído do texto mantém a correção gramatical e a coerência das ideias do texto.
  • A “tendo, em crianças e adolescentes, suas vítimas mais indefesas" (linhas 3 e 4): sendo crianças e adolescentes suas vítimas mais indefesas.
  • B “como também são acometidos pela pobreza em um período crítico de suas vidas" (linhas de 11 a 13): quanto igualmente a pobreza os atacam em um período crítico de suas vidas.
  • C “o que lhes compromete o desenvolvimento e lhes provoca efeitos danosos de longa duração" (linhas 13 e 14): comprometendo-lhes o desenvolvimento e provocando-lhes danos duradouros.
  • D “não sendo diferente em relação às crianças e aos adolescentes" (linhas 17 e 18): não se tendo diferença entre crianças e adolescentes.
  • E “embora seja comum que tais desrespeitos acompanhem as situações de pobreza" (linhas de 23 a 25): conquanto é natural que esses desrespeitos acompanham as situações de pobreza.