Uma Auditora Fiscal da área de TI trabalha no processo Determinar Orçamento em um projeto com base nas melhores práticas do PMBOK 5ª edição. A figura a seguir ilustra os vários componentes do orçamento do projeto e a linha de base dos custos.
De acordo com a figura e considerando que o principal benefício deste processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e controle do desempenho do projeto,
- A as Contas de Controle são a versão aprovada do orçamento do projeto referenciado no tempo, excluindo quaisquer reservas de gerenciamento, que só podem ser mudadas por meio de procedimentos formais de controle de mudanças.
- B a indicação II se refere à reserva dos pacotes de trabalho que, juntamente com as reservas gerenciais estimadas para os pacotes de trabalho, são agregadas à linha de base dos custos.
- C a indicação III se refere à reserva das atividades que, juntamente com as reservas gerenciais estimadas para as atividades, são agregadas às Contas de Controle.
- D a indicação II se refere às reservas de contingência, que são o orçamento dentro das Contas de Controle designado para riscos identificados que não são aceitos e para os quais respostas contingentes ou mitigadoras são desenvolvidas.
- E a indicação I se refere à reserva gerencial, que pode ser usada para financiar um trabalho não previsto e, neste caso, seu valor é acrescentado à linha de base dos custos.