Prova da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC-CE) - Professor - Física - SEDUC - CE (2016) - Questões Comentadas

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Nesse texto, defende-se a tese de que

  • A a avaliação colabora para justificar o comportamento dos estudantes.
  • B a avaliação é mais ampla que a medição de competências e habilidades desenvolvidas.
  • C a escola cria juízos de valor que são disseminados pelos professores e estudantes.
  • D os professores devem considerar o conhecimento que o estudante adquiriu durante um período.
  • E os juízos de valor são um bom começo para a revisão das práticas adotadas pelos professores.

De acordo com esse texto, é necessário investigar como a avaliação escolar observa

  • A a atribuição de notas aos estudantes nas provas de aferição de conhecimentos.
  • B a construção de juízos de valor por parte dos discentes e educadores.
  • C as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes.
  • D o desenvolvimento comportamental de cada estudante individualmente.
  • E os aspectos formais e informais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
No trecho “...que um estudante exibe ao final de um determinado período...” (linha 2), a palavra em destaque refere-se
  • A a competências e habilidades.
  • B a determinado período.
  • C à noção de avaliação.
  • D a um estudante.
  • E ao processo de aprendizagem.
Sobre a acentuação gráfica de algumas palavras do texto, podemos afirmar corretamente:
  • A As palavras “competências”, “próprios” e “vários” não são acentuadas pela mesma regra.
  • B As palavras “substituídos”, “incluídos” e “juízos” obedecem à mesma regra de acentuação.
  • C As palavras “pública” e “prática” recebem acento por serem paroxítonas terminadas em a.
  • D As formas verbais “está” e “é” são acentuadas por obedecerem à mesma regra de acentuação.
  • E As palavras “além” e “também” são acentuadas, mas obedecem a regras diferentes.
Assim como avaliação e subordinação, grafam-se, corretamente com Ç, as palavras:
  • A aparição e submição.
  • B opreção e permição.
  • C pretenção e disperção.
  • D retenção e exceção.
  • E apreenção e compreenção.