Prova da Secretaria de Estado de Educação do Piauí (SEDUC-PI) - Professor - Língua Portuguesa - NUCEPE (2018) - Questões Comentadas

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Segundo Araújo (2000), são quatro os elementos indispensáveis a uma gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência.


É exemplo de autonomia no contexto da escola democrática:

  • A Reuniões ou assembleias na escola em que, para a tomada de decisões, se abre o espaço para o debate, o conflito de ideias e expressão de diferentes interesses.
  • B Relatórios produzidos pelas escolas em que constam diagnósticos situacionais e ou resultados do trabalho realizado em um período.
  • C A gestão da escola apoia e estimula a organização dos alunos em grêmios estudantis. 
  • D Construção coletiva do Projeto político pedagógico da escola, revelando capacidade de decidir por si mesma os melhores rumos a tomar.
  • E Reuniões do conselho escolar que tem como pauta principal a prestação de contas.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Formulado para medir a qualidade de educação, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo MEC, serve como referência para a implantação de diversas ações, tanto pelo Ministério e pelas redes, quanto pelas escolas de todo o país. Seu cálculo é baseado nas médias alcançadas pelos alunos do 5º e do 9º anos do Fundamental e do 3º do Ensino Médio na Prova Brasil/Saeb e nas taxas de aprovação em cada etapa de ensino.


Analise a tabela a seguir, que traz os resultados do Estado do Piauí, Rede Pública (municipais e estadual)


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nos dados da tabela acima, é CORRETO afirmar que:

  • A A meta do IDEB 2015 não foi alcançada nos anos iniciais.
  • B O ano de IDEB em que se observa maior crescimento nos anos iniciais foi 2015.
  • C Os anos finais cresceram mais, se comparados aos anos iniciais, ao longo do período.
  • D A meta para o IDEB 2015 era maior nos anos iniciais.
  • E Nos anos Iniciais e Finais observa-se crescimento em todas as edições de 2005 a 2015.

Quanto à posição do autor sobre o tema em debate, no texto, o ensino de língua e as práticas pedagógicas, nesse sentido,

  • A Efetivam-se sob um paradigma funcionalista pautado na gramatiquice, por isso cumprem seus objetivos.
  • B Adotam uma perspectiva normativo-prescritiva já que essa orientação é secular e vem dando conta do cumprimento de suas tarefas quanto à aprendizagem e desenvolvimento da escrita por parte dos aprendizes.
  • C Desenvolvem-se fortemente em bases tradicionais, atrelados a uma política que visa à inclusão e à igualdade de oportunidades para seu povo.
  • D São dissociadas de uma política de natureza inclusiva, apesar de seguirem orientações de paradigmas sociointeracionais.
  • E Efetivam-se em bases prescritivas e em modelos tradicionais ineficientes para o cumprimento dos seus objetivos primordiais: desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua.

A palavra "gramatiquice", no texto,

  • A É usada com sentido pejorativo, propositadamente para enfatizar a crítica proposta.
  • B Só seria adequada se utilizada como referência ao ensino de gramática descritiva.
  • C Não parece adequada ao contexto, diante da vertente de discussão proposta.
  • D É usada em sentido denotativo, para nomear um tipo de gramática pedagógica.
  • E É empregada para fazer referência à gramática de uso da língua.

Pode-se afirmar corretamente que a palavra "gramatiquice"

  • A Apresenta, em sua formação, morfema derivacional evidenciado em prefixo.
  • B Apresenta, em sua formação, morfemas derivacionais evidenciados em prefixo e sufixo ao mesmo tempo.
  • C Apresenta, em sua formação, morfema derivacional evidenciado em sufixo.
  • D É desprovido de sufixo em sua formação.
  • E Aceitaria um prefixo para formar nova palavra.