Prova da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer de Mato Grosso - Técnico Administrativo - IBFC (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Em relação ao entendimento global do texto, é correto afirmar que o autor:
  • A considera os carros antigos melhores do que os modernos.
  • B critica toda a sociedade por não possuir conhecimento de mecânica.
  • C a partir de uma situação incomum, traça orientações de comportamento.
  • D restringe sua análise apenas ao passado, à sua juventude em Pringles.
  • E parte de uma crítica específica que se amplia ao final do texto.
Em “desde que os carros vêm com circuitos eletrônicos, o famoso “até o último parafuso” perdeu vigência.” (2º§), a expressão destacada cumpre papel coesivo e introduz um valor semântico de:
  • A causa.
  • B condição.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E concessão.
Dentre as ocorrências do emprego do pronome oblíquo átono abaixo, destacadas do texto, assinale a alternativa incorreta de colocação considerando a Norma Culta.
  • A “havia donos de automóveis que se gabavam” (1º§).
  • B “´até o último parafuso’ e depois montá-los” (1º§).
  • C “os bricoleurs* de vila ou de bairro não se limitavam” (2º§).
  • D “Ninguém se assusta por não saber o que acontece” (5º§).
  • E “dando toda a volta, se tornou imprevisível.” (6º§).

Hoje em dia usamos os artefatos tal como as damas de antigamente usavam os automóveis: como “caixas-pretas”, com um Input (apertar um botão) e um Output (desliga-se o motor), na mais completa ignorância do que acontece entre esses dois polos. (3º§)


O trecho traz um posicionamento do autor em relação às “damas de antigamente”, ao sugerir ao leitor, uma visão que pode ser MELHOR entendida como:

  • A vanguardista.
  • B elogiosa.
  • C generalizante.
  • D científica.
  • E poética.

Hoje em dia usamos os artefatos tal como as damas de antigamente usavam os automóveis: como “caixas-pretas”, com um Input (apertar um botão) e um Output (desliga-se o motor), na mais completa ignorância do que acontece entre esses dois polos. (3º§)


Os dois pontos (:) foram empregados pelo autor com o objetivo de:

  • A introduzir uma enumeração.
  • B explicar um comentário anterior.
  • C apresentar uma retificação.
  • D mostrar a visão do leitor.
  • E sinalizar a transcrição de uma fala.