Prova da Secretaria de Gestão Pública do Maranhão (SEGEP-MA) - Contador - FCC (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Depreende-se do texto que o autor

  • A questiona a ideia de que a capacidade de resistir à frustração seja fundamental para a vida, quando talvez os prazeres a que renunciamos tenham um papel mais importante.
  • B apoia a noção de que o êxito de determinado aluno advém de sua capacidade de resistir aos reveses trazidos pelo amadurecimento, capacidade esta que deve ser valorizada pelos pais.
  • C aponta para o fato de estarmos inseridos em uma cultura cujo principal objetivo é a busca incessante do prazer, o que torna difícil apender a lidar com a frustração, especialmente na juventude.
  • D critica os pais que, desconsiderando o orçamento familiar, atendem a todos os desejos das crianças, impedindo-as de confrontar desejo e realidade e, assim, tornarem-se adultos bem-sucedidos.
  • E sugere que o ambiente propício ao aprendizado é aquele em que se respeitam as diferenças inerentes aos alunos, independentemente de uns se sentirem mais desafiados que outros.

... o que é preciso ensinar às crianças é resistência à frustração, que os estudos e a vida em geral necessariamente lhes prometem. (4º parágrafo)


Os elementos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

  • A os estudos e a vida em geral − crianças
  • B crianças − os estudos e a vida em geral
  • C resistência à frustração − crianças
  • D resistência à frustração − os estudos e a vida em geral
  • E os estudos e a vida em geral − resistência à frustração

... e se estivermos educando as crianças para que queiram desde pequenas renunciar aos prazeres da vida? (9° parágrafo)


Transformando-se o elemento sublinhado acima em sujeito da frase, a forma verbal resultante será:

  • A estivessem educando-se.
  • B estejam sendo educadas.
  • C educam-se.
  • D estar-se-iam educando.
  • E estiverem sendo educadas.

Expressa ideia de finalidade, no contexto, o que se encontra sublinhado em:

  • A E talvez seja bom que ela aprenda, assim, que a realidade resiste ao desejo.
  • B É óbvio que não somos todos iguais, mas custamos a admitir isso.
  • C ... e não desistem porque não se deixam derrubar pela frustração.
  • D ... se faz manhas para obter algo que está fora do orçamento...
  • E A diferença entre os que conseguem e os que não, para muitos, reside apenas na capacidade...

A diferença entre os que conseguem e os que não, para muitos, reside apenas na capacidade de resistir à frustração. (3° parágrafo)


Sem que se faça nenhuma outra alteração na frase acima, mantém-se a correção substituindo-se frustração por

  • A expectativas frustradas.
  • B falta de êxito.
  • C um desapontamento.
  • D fracassos.
  • E uma desilusão.