Prova da Secretaria de Estado de Defesa Social do Tocantins (SEDS-TO) - Analista Sociocultural - FUNCAB (2014) - Questões Comentadas

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Arespeito do texto são feitas as afirmativas a seguir.

I. O enunciador, demonstrando despreocupação quanto a horários de programas televisivos, diz preferir ver os anúncios a afligir-se com as novelas, paradas de sucesso ou programas de humor.

II. O telespectador fica estimulado pelos anúncios de refrigerantes a ir à geladeira e beber água, pelo fato de esses anúncios fazerem as garrafas dançar e, ao mesmo tempo, tocarem uma musiquinha.

III. Muito bons são os anúncios de sabonete, por serem protagonizados por moças bonitas, que não falam, mas aparecem ligando o chuveiro, vestidas de noiva e cobertas de espuma.

IV. São anúncios de muitos produtos – banha, pneu, perfume, sapato, automóvel, calça, bebidas, pílula pra dor de cabeça –, parecendo que um depende do outro, como se fosse uma novela, coma prerrogativa de se conhecer o final de cada um.

V. Pelo fato de ocuparem o maior tempo de transmissão com os anúncios, permite-se concluir que os donos das emissoras também preferem os anúncios aos programas; na verdade, por falta de mais anúncios, usam a programação nos intervalos entre estes.

Das afirmativas acima, estão de acordo como texto:

  • A I, II, III, IV e V.
  • B apenas I, II, IV e V.
  • C apenas II, III e V.
  • D apenas I, III e IV.

“O segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo”

Observando-se o título do texto e seu conteúdo, depreende-se que o objetivo do autor foi:

  • A enaltecer os anúncios dos muitos produtos veiculados pela televisão, demonstrando que eles são mais divertidos e inteligentes do que os programas levados ao ar.
  • B denunciar, em linguagem sarcástica, os abusos das emissoras de televisão na veiculação de anúncios, pelo fato de serem usadas moças bonitas nas imagens dos produtos, buscando-se a persuasão pelo viés da sensualidade.
  • C convencer os leitores de que ver os anúncios é mais divertido e interessante do que assistir à programação televisiva, pelo tom otimista dos anúncios em oposição ao negativismo da programação.
  • D criticar a programação televisiva por meio do recurso retórico da ironia, ao defender com escárnio a tese de que os anúncios são mais divertidos, criativos e estimulantes do que a programação.

“Por mais que a gente saiba que aquilo é anúncio de sabonete, fica sempre aquela dúvida...” (§ 3)

A1ª oração do fragmento transcrito acima introduz no período o sentido de:

  • A concessão.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D comparação.

“A técnica é chatear tanto até ficarem em nosso subconsciente..." (§ 1)

A 2ª oração do fragmento acima exprime em relação à 1ª o sentido de:

  • A causa.
  • B condição.
  • C consequência.
  • D oposição.

“...mas acho que não TÊM tanta certeza...” (§ 4)

O verbo em destaque no fragmento acima está expresso no plural porque:

  • A concorda como termo sujeito “geladeiras”.
  • B concorda como termo sujeito “textos”.
  • C o termo sujeito está indeterminado.
  • D trata-se de oração sem sujeito.