Prova da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) - Professor - Língua Portuguesa - FCC (2022) - Questões Comentadas

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Uma interpretação adequada da construção integral desse texto deve reconhecer que o

  • A título dele promove a devida desmoralização das virtudes, que o autor acredita só ser possível mediante o recurso da ponderação.
  • B primeiro parágrafo considera que a perplexidade do nosso tempo histórico pode levar-nos a ponderar e agir com prudência diante das instabilidades modernas.
  • C segundo parágrafo admite que a selvageria com que são tratados os “diferentes” não sofre qualquer contestação por parte da opinião pública.
  • D terceiro parágrafo comprova que hoje já não se aceitam violências que possam lembrar, de algum modo, as que já se praticaram contra certas comunidades.
  • E quarto parágrafo acentua a necessidade de se naturalizar, por via das redes sociais, medidas duramente repressivas, para que se faça justiça a quem já foi oprimido.

Quando se cria uma sala de aula no Google Sala de Aula, no Google Drive aparecerá uma pasta chamada Classroom e dentro dela uma pasta com o nome da turma criada. Ao selecionar essa pasta, ficará disponível na tela uma opção para compartilhá-la. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma janela onde será possível indicar com quem se deseja compartilhar, se o compartilhamento será feito somente para leitura, se será permitido alteração na pasta etc. Com relação ao tipo de compartilhamento do link que será gerado, estarão disponíveis a partir dessa janela as opções:

  • A Somente eu, Todos da turma e Selecionar alunos da turma.
  • B Privado, Público e Selecionar alunos.
  • C Membros da instituição, Todas as turmas, Todos os alunos e Selecionar alunos.
  • D Membros da sua instituição e Pessoas externas.
  • E Restrito e Qualquer pessoa com o Link.

Ao tentar abrir um documento recebido, um professor percebeu que apareceu uma mensagem perguntando se queria Ativar Macro. Como medida de segurança, optou por

  • A não ativar, pois sabe que pode conter vírus de macro, um tipo de vírus que pode ser armazenado em macros dentro de arquivos criados com Microsoft Office.
  • B ativar, pois sabe que macros são complementos de segurança associados ao antivírus que impedem a entrada de vírus em documentos criados com Microsoft Office.
  • C não ativar, pois macros são malwares incluídos em documentos compactados que, quando expandidos, infectam o computador enviando cópias para outros computadores da rede.
  • D ativar, pois macros são complementos inofensivos para otimizar documentos criados com ferramentas que fazem parte do pacote Office.
  • E não ativar, pois sabe que pode conter um vírus de macro, um tipo de vírus que pode ser armazenado em qualquer tipo de documento.

O sentido da ponderação anunciada no título e considerada ao longo do texto deve ser entendido, de modo conclusivo, da seguinte forma:

  • A os vícios e os preconceitos de outras épocas precisam ser reparados na justa proporção da violência final a que agora fazem jus os que foram violentados.
  • B os assédios, o desrespeito e os abusos devem nos fazer refletir sobre a razão de serem naturalizados justamente por aqueles que mais os sofreram.
  • C é um premente desafio preservar a reflexão comedida como uma resposta civilizada a violências antigas, que não devem inspirar os lances injustos de uma suposta reparação.
  • D há equilíbrio social, a ser preservado em seus valores básicos, quando se considera como natural a justificativa da supressão temporária dos chamados direitos individuais.
  • E deve prevalecer sempre a necessidade que têm os setores oprimidos da sociedade de se submeterem ao poder discriminatório e rigoroso de um juiz anônimo.

O autor se vale da frase faz o marinheiro levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso para figurar, de modo expressivo, a

  • A necessária e impetuosa reação nossa diante dos que negam a legitimidade dos valores que resolvemos defender.
  • B súbita perplexidade que por vezes nos impede de reagir quando confrontados com forças que consideramos superiores às nossas.
  • C rígida defesa dos nossos valores a cada vez que forem contestados pelas pessoas que escolheram valores opostos.
  • D conformada aceitação das razões alheias quando se mostrem mais estáveis do que aquelas a que recorremos para justificar nossos atos.
  • E moderação que deve pautar nossas reações em situações cujos contornos não se apresentem satisfatoriamente nítidos.