Prova da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM) - Professor - Educação Especial - Instituto Acesso (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

"Pensei que a casa onde uma criança mora, O PRIMEIRO ANEL DA SUA CEBOLA, é um universo imenso, cheio de provocações ao conhecimento". O trecho destacado no fragmento acima sugere:

  • A Restrição.
  • B Modo.
  • C Explicação.
  • D Afirmação.
  • E Causa e consequência.

Em relação à estrutura do texto, pode-se afirmar que, inicialmente, ele apresenta um forte caráter injuntivo.
Assinale a opção que comprova a afirmação acima:

  • A "Se você não sabe o que é um olhar de uma criança...".
  • B "Pegue uma cebola e corte ao meio".
  • C "Mas não é possível comer o que está longe".
  • D "Não é possível pular anéis".
  • E "O que estaria contido no primeiro anel? ".

Todos os vocábulos destacados apresentam sufixos com o mesmo sentido, EXCETO em:

  • A "[...] a CONSTRUÇÃO de uma casa de tijolo e cimento."
  • B "[...] verticais e paralelas, PROPORÇÕES e simetrias [...]"
  • C "Mas é a IMAGINAÇÃO que faz o que não existe existir!"
  • D "[...] a COMPOSIÇÃO de forças no travamento[...]"
  • E "[...] cheio de provocações ao CONHECIMENTO[...]"

Analise os períodos a seguir:
I. "Então olhe bem para ela com olhos de criança". II. "Agora, figure que uma cebola cortada é um modelo do mundo". III. É preciso que imagine uma cebola cortada.
Assinale a opção correta a respeito dos períodos apresentados.

  • A As formas verbais em negrito dos itens I e II sugerem um conselho, e a forma verbal do item III, uma necessidade.
  • B Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas exprimir uma ordem, e a do item III, uma necessidade.
  • C Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas para sugerir uma hipótese.
  • D Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas para sugerir um convite, e a forma verbal do item III, uma necessidade.
  • E Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas para exprimir uma súplica, e a forma verbal do item III, uma hipótese.

"Primeiro, a casa como objeto matemático: ângulos, triângulos, linhas horizontais..."
Os dois pontos no trecho acima foram usados para:

  • A Enumerar palavras pertencentes à mesma classe gramatical.
  • B Separar elementos que exercem a mesma função sintática.
  • C Anunciar uma citação.
  • D Esclarecer ou concluir algo anteriormente dito.
  • E Iniciar a enumeração de palavras de mesmo campo semântico.