Prova da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC-CE) - Professor - Linguagens - UECE-CEV (2023) - Questões Comentadas

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Em Canção Peregrina, o eu lírico aborda, como tema central,

  • A a história de uma etnia indígena, a partir da qual discute as relações das pessoas com seus espaços de vivência.
  • B o exílio e a expatriação de uma pessoa de sua etnia em busca da sobrevivência em um território menos hostil a sua existência.
  • C a diversidade étnica dos povos que historicamente já habitavam os territórios, salientando a coragem de permanecer lutando.
  • D as relações de respeito com a natureza por parte de uma etnia que habita os territórios há mais de 500 anos.

A expressão “amálgama”, em seu registro dicionarizado, significa uma liga metálica formada, principalmente, a partir do mercúrio. No texto, o termo “amálgama do saber” (linha 48) adquire um outro sentido, que faz referência

  • A à união das pessoas de um determinado grupo étnico em torno de um ideal comum.
  • B à diversidade de saberes existentes nas comunidades, especialmente fundados na ancestralidade.
  • C à metáfora do colar como uma união de várias histórias de um povo excluído socialmente.
  • D aos elementos da natureza retratados no texto como coadjuvantes na luta por reconhecimento.

No trecho “Se não me reconhecem, paciência” (linha 37), o uso do termo “paciência” indica

  • A uma atitude de perseverança, apesar do não reconhecimento, expressa pela oração de valor condicional anteposta.
  • B um sentimento de resignação pela angústia acumulada por mais de 500 anos, expresso pelo significado dicionarizado do termo.
  • C uma visão essencialmente otimista da paciência como elemento pacificador de conflitos, expressa pelo tom de tranquilidade do poema.
  • D uma ideia de esgotamento das possibilidades de luta pelo reconhecimento, expressa pelo uso da expressão condicional.

No trecho “em cada parto / e canção de partida,” (linhas 06-07), o uso da vírgula é justificado por regra semelhante à do trecho

  • A “Eu não temerei, [...]” (linha 42)
  • B “não temeremos, [...]” (linha 43)
  • C “Se não me reconhecem, paciência [...]” (linha 37)
  • D “ao irmão sol, mais energia [...]” (linha 09)

No trecho “e se nos largarem ao vento?” (linha 41), o pronome “nos” refere-se

  • A à família e às pessoas próximas do eu lírico.
  • B a um povo específico retratado no texto.
  • C aos ancestrais da etnia retratada no poema.
  • D às diversas etnias cuja luta é expressa no poema.