Prova do SEDUC-SP - Professor de Ensino Fundamental e Médio (Educação Profissional) - Eixo 4 - Turismo, Hospitalidade e Lazer - FGV (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Há uma compatibilidade intrínseca entre os objetivos das metodologias ativas de aprendizagem e a corrente construtivista em pedagogia.

A justificação desta tese está no fato de que o construtivismo

  • A prioriza o conteúdo sobre o processo, enfatizando a importância de adquirir uma grande quantidade de informações.
  • B tem como foco a contextualização do conhecimento na resolução de problemas, o que ajuda os alunos a entenderem seu valor prático.
  • C propõe que os alunos devem trabalhar de forma individualizada para construir seu próprio conhecimento sem interferência de outros.
  • D defende que o professor deve ser a principal fonte de conhecimento na sala de aula, fornecendo informações seguras para os alunos.
  • E entende a avaliação padronizada como o meio mais eficaz para medir o sucesso do aprendizado do aluno, uma vez que fornece critérios objetivos.

O Grupo de Nova Londres introduziu o conceito de multiletramentos para pensar uma nova tendência pedagógica.
Com relação a este assunto, analise os itens a seguir:
I. Responde às transformações contemporâneas nos campos do trabalho, da cidadania e da identidade.
II. Busca formar os indivíduos para o uso de uma forma de linguagem oficial e estandardizada.
III. Diz respeito tanto à multiplicidade de contextos culturais quanto à multimodalidade dos meios de comunicação.

A respeito dos multiletramentos, é correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III, apenas.

Embora a estrutura das escolas tenha mudado pouco desde o início do século XX, as formas de aprendizado dos alunos evoluíram significativamente, especialmente com a influência das tecnologias digitais.

Assinale a opção que identifica corretamente um aspecto da influência das tecnologias sobre o mundo contemporâneo.

  • A A organização da sociabilidade em redes propicia configurações mais hierarquizadas.
  • B O modo de circulação de informação hoje impõe formas mais centralizadas de comunicação.
  • C As competências que fazem a diferença hoje são do tipo coletivo e distribuído.
  • D O modo de interação das pessoas tem se tornado cada vez mais concreto e materializado.
  • E O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas favorece relações sociais mais estáveis.

O uso de jogos digitais em contextos educacionais tem ido para além do foco no design dos games para aproveitar recursos do chamado metajogo (metagame), isto é, os aspectos da experiência de jogo que não derivam diretamente de suas regras explícitas, mas da interação e do contexto.

Assinale a opção que identifica um aspecto do metagame.

  • A As dicas oferecidas pelo jogo ao usuário.
  • B Os limites de movimentos do personagem.
  • C As recompensas definidas para cada objetivo.
  • D Os sistemas de pontuação utilizado no jogo.
  • E As estratégias desenvolvidas entre jogadores.

Com relação ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) acerca da profissionalização e da proteção no trabalho, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A formação técnico-profissional é considerada atividade profissional regular para efeitos legais.

( ) Os menores de quatorze anos podem exercer trabalho como aprendizes e têm assegurados direitos previdenciários.

( ) É vedado o regime noturno para adolescentes que exercem atividade profissional.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.