Prova da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - FUNCAB (2013) - Questões Comentadas

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Segundo o art. 21 da LDB nº 9.394/1996, a educação escolar é composta de:

  • A Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  • B EnsinoMédio e Educação Superior
  • C Educação Básica e Educação Superior
  • D Educação Básica
  • E Ensino Fundamental e EnsinoMédio

De acordo como § 1º do art. 5º da LDB nº 9.394/1996, o poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. recensear anualmente as cr ianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica.

II. fazer a chamada pública das crianças e adolescentes emidade escolar.

III. oferecer destaque aos alunos assíduos.

IV. zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola dos alunosmatriculados.

V. exigir a frequência mínima de 80%para os alunos da Educação Infantil.

Marque a opção que assinala as afirmações corretas.

  • A Somente I, II e IV
  • B Somente II, III e V
  • C Somente I e V.
  • D Somente III, IV e V
  • E Somente II, III e IV

O Inciso I do art. 5° da Lei nº 9.795/1999 prevê que o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente, em suas múltiplas e complexas relações, está associado, dentre outros, ao aspecto:

  • A privado.
  • B utópico
  • C social.
  • D acrítico
  • E totalitário

Segundo o art. 56 da Lei nº 8.069/1990, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar quando houver a incidência de:

  • A alunos semuniforme
  • B alunos semmaterial didático-escolar.
  • C alunos semprofessor.
  • D reiteração de faltas injustificadas de pais dos alunos nas reuniões da escola
  • E elevados níveis de repetência.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A Educação Ambiental, de acordo com a Lei nº 9.795/1999, deve ser entendida como:

  • A uma disciplina específica a ser implantada no currículo do Ensino Fundamental.
  • B uma prática educativa a ser desenvolvida de forma integrada, contínua e permanente nas modalidades de ensino.
  • C um meio pelo qual o indivíduo e a coletividade padronizam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a manutenção das relações já estabelecidas comomeio ambiente.
  • D componente exclusivo da educação formal
  • E processo societário independente e autônomo dos programas educativos desenvolvidos pelas instituições escolares.