Prova da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) - Professor - Física - IBFC (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Em seu texto, Guiomar de Grammon expoe sua opiniao acerca da leitura. Destaca-se, dentre as estrategias utilizadas, o uso:
  • A de humor
  • B de ironia
  • C de mentiras
  • D de ceticismo
Tendo em vista o sentido global do texto, assinale a alternativa cuja frase sintetize a tese do texto:
  • A A autora desmistifica a leitura, retirando dela o poder de transformagao que Ihe e romanticamente atribuido e considerando-a uma atividade banal e substituivel por outras do mundo moderno.
  • B A autora credita real importância à leitura utilitária; aquela da qual, de fato, precisamos no dia a dia para executar tarefas burocráticas, condizentes com nosso século.
  • C A autora acred ita piamente no potencial transformador da leitura, que confere ao homem o poder de questionar a realidade que o cerca, além de fazê-los adentrar pelo mundo da imaginação, dentre outros.
  • D A autora não crê que a leitura possa, de fato, mudar o mundo, já que este encontra-se totalmente imune a qualquer tipo de questionamento; logo, a leitura, torna- se uma atividade retrógrada e inapropriada.

Ler pode tornar o homem perigosamente humano.”

Essa frase é bastante emblemática da concepção da autora. Analise os comentários sobre ela e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Sabendo que em urn texto as informações podem ser agrupadas em fatos ou opiniões, esta frase simbolizaria urn fato.
II. A leitura teria o poder de tornar o homem urn ser perigoso para os demais, dificultando a vida em sociedade.
III. Se escrevêssemos “deve tornar” ao invés de “pode tornar” não haveria alterações semânticas consideraveis.
IV. A palavra “perigosamente” produz urn efeito de sentido que reforça a tese da autora.

  • A Todas estão incorretas.
  • B Somente a I e a III estão incorretas.
  • C Somente a I, a II e a III estão incorretas.
  • D Somente a IV está incorreta.

Ler pode tornar o homem perigosamente humano.”

Sobre a palavra “perigosamente”, identifique a opção em que se faz, corretamente, uma análise morfossintática e semântics, respectivamente:

  • A Adjetivo/Adjunto adnominal - caracterizar o leitor.
  • B Advérbio/Objeto direto - identificar as circunstâncias específicas da prática leitora.
  • C Substantivo/Predicativo do sujeito - individualizar os seres humanos.
  • D Advérbio/Adjunto adverbial - destacar implicações da leitura para o homem.

Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro. coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovarv. tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos." (2°§)

Os segmentos em destaque no trecho acima funcionam como elementos coesivos de função referencial. Se quiséssemos substituí-los por formas pronominais demonstrativas usaríamos, respectivamente:

  • A Aquele e esta
  • B Ele e ela
  • C Este e Aquela
  • D Esse e Essa