Prova do SEED-PR - Professor - Produção Cultural - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Acerca de produção cultural, julgue os próximos itens.
I O gestor necessita manter o diálogo entre o universo artístico-cultural, o poder público, o meio empresarial e a sociedade civil como um todo. II Cabe à Secretaria Especial da Cultura formular projetos e programas em espaços públicos e privados e cabe aos administradores a sua execução. III As políticas culturais vigentes em todos os níveis governamentais — municipal, estadual e federal — são acompanhadas ativamente pelos gestores culturais.
Assinale a opção correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas o item II está certo
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Apenas os itens II e III estão certos.

Acerca de produção cultural, julgue os próximos itens.
I Para atuar na definição de prioridades, no desenho e no acompanhamento de projetos culturais, o profissional deve manter contato simultâneo com autores e artistas, bem como com outros intermediários. II É preciso que o gestor cultural entenda a lógica da cultura em sociedades complexas, ou seja, em sociedades cuja cultura é elitizada. III O administrador de projetos culturais, ao administrar um canal de acesso à cultura, visa fornecer conteúdos preferencialmente para as pessoas que já tenham conhecimento sobre cultura e desejam aprimorá-lo.
Assinale a opção correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas o item II está certo.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Apenas os itens II e III estão certos.

Com relação aos meios de comunicação de massa e às mídias digitais, assinale a opção correta.

  • A A televisão, em conjunto com toda a sua rede desenvolvida ao longo do século XX, é considerada um modelo impulsionador da cultura de participação, que caracteriza o modelo colaborativo.
  • B A produção audiovisual requer habilidades complexas e, por isso, ainda é bastante restrita a pequenos grupos que conseguem gravar e editar vídeos.
  • C Compreende-se a mídia como um processo de mediação que independe do engajamento ou desengajamento dos envolvidos.
  • D Conexões intermidiáticas são aquelas que ocorrem entre emissões audiovisuais e redes sociais online, como um espaço de negociação entre agentes humanos e não humanos.
  • E Em busca de interação, as pessoas têm abandonado a programação televisiva e migrado para outras formas de mídia, como smartphones e tablets.

A respeito de aspectos da comunicação e das linguagens midiáticas, assinale a opção correta.

  • A O aparecimento de novas tecnologias de computador pouco afetou os processos da cultura.
  • B As linguagens nos meios de massa, antes consideradas do tempo — verbo, som e vídeo —, atualmente são espaciais — imagens, diagramas, fotos —, fluidas no ciberespaço.
  • C Texto, imagem e som permanecem os mesmos, apesar dos novos suportes mais modernos e arrojados.
  • D A multiplicidade e a hibridização midiática não afetam o espaço ocupado pela cultura, pois o papel dela é sempre o mesmo dentro da sociedade.
  • E O hipertexto é um sistema alfanumérico de telas eletrônicas inteiramente independente e distinto do texto escrito — o hipertexto é volátil, enquanto o texto escrito é sólido e fixo.

Acerca da relação da comunicação com as diversas formas de cultura e com a interação entre as pessoas, assinale a opção correta.

  • A A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si.
  • B O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital.
  • C Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece.
  • D A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria.
  • E A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social.