Prova da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - Mato Grosso (SEJUDH - MT) - Assistente Social - IBADE (2017) - Questões Comentadas

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O Estado do Mato Grosso é reconhecido nacionalmente como um importante produtor agrícola, sendo que a soja e o milho, nas últimas décadas, possuem grande destaque. Todavia, outras culturas, permanentes ou temporárias possuem elevada produção no estado. Assinale a alternativa que apresenta a cultura temporária que, no último ano com dados divulgados (2015) possuiu a maior área colhida.
  • A Girassol
  • B Feijão
  • C Mamona
  • D Amendoim
  • E Algodão

Leia as afirmações a seguir.


I. O direito penal integra o sistema penal, sendo aquele, um conjunto de normas jurídicas que preveem os crimes e lhes cominam sanções (pena e medida de segurança).

II. O sistema penal, no qual está inserto o direito penal, é visto por estudos críticos do direito como um sistema seletivo e estigmatizante.

III. Doutrinariamente é pacífico que o sistema penal, que abarca tanto o direito penal, como a execução penal, é um sistema igualitário que atinge as pessoas em razão de suas condutas.

IV. O direito penal no Estado Democrático de Direito deve se pautar pelo princípio da intervenção mínima, fazendo da pena a ultima ratio e dando ao direito penal duas características, a fragmentariedade e a subsidiariedade.


Está correto apenas o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II, III e IV.
  • D I, III e IV.
  • E l e lll.
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.
I. A autora denuncia o resultado de políticas civilizadoras, que, na realidade, criam formas não civilizadas de convivência. II. A pequenez da menina era provocada pela severa desnutrição, só comparada à fome africana, pela qual passava. III. Para a ficcionista, a linguagem é instrumento de construção de identidade emocional. IV. Além de retratar a situação de pessoas que existem fisicamente e ao mesmo tempo oficialmente não, mostram-se momentos de afetos os mais diversos.
Está correto o que se afirma apenas em:
  • A I e III.
  • B I II e III.
  • C I e II.
  • D II, lII e IV.
  • E I, III e IV.
O desenvolvimento do tema da narrativa é atravessado pela experiência tanto coletiva quanto particular do narrador. Essa característica particular, no texto de Marilene Felinto, é irrefutável em:
  • A Rousseau diz que o homem pré-histórico não precisava falar para se alimentar.”
  • B “De todas as coisas pequenas, estava ali a menor de todas que eu já tinha visto”.
  • C “A falta de nome impressionava mais do que a falta de todo o resto."
  • D "Nenhum dos sete filhos frequentava a escola "
  • E "Apenas a porta, aberta na parte de cima. jogava alguma luz no ambiente de teto baixo e chão batido."
Sobre os elementos destacados do fragmento “Não porque ela sofresse dessas severas desnutrições africanas - embora passasse fome mas pelo que eu saberia dela depois.”, leia as afirmativas.
I. A oração entre travessões - EMBORA PASSASSE FOME - possui valor concessivo. II. O modo das formas verbais SOFRESSE e PASSASSE é determinado sobretudo pelas relações que se verificam entre o conteúdo das orações. III. Apalavra QUE é uma conjunção integrante.
Está correto apenas o que se afirma em:
  • A I.
  • B lI e III.
  • C I e III.
  • D II.
  • E l e II.