Prova do SEJUSP-MG - Assistente Executivo de Defesa Social - IBGP (2021) - Questões Comentadas

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Em seu sentido global, o texto discorre sobre a recuperação do menor infrator confrontando:

  • A Apoio social e negligência familiar com os adolescentes.
  • B Efetividade judicial e falta de vagas no mercado de trabalho.
  • C Necessidades da juventude e falta de recursos para supri-las.
  • D Possibilidades e desafios de promover essa reabilitação.

Segundo a gramática normativa, há erro de concordância verbal no seguinte fragmento do texto:

  • A “[...] é elaborado um plano individual de atendimento, buscando conhecer ele [...].”
  • B “Percebe-se no dia a dia que há a participação do adolescente em muitos delitos [...].”
  • C “Na prática as instituições responsáveis fazem o necessário [...].”
  • D “[...] jovens cujas famílias também tem envolvimento com esse mundo.”

“E os delitos são de todas as ordens, como roubo, venda e consumo de drogas e muitos atos infracionais nos âmbitos familiar e escolar”.
No contexto em que se encontra, o elemento coesivo em destaque INTRODUZ um valor semântico de:

  • A Conformação.
  • B Enumeração.
  • C Exemplificação.
  • D Explicação.

“Os entrevistados pelo DM Carazinho afirmam que é possível recuperar jovens infratores. Porém, algumas barreiras são enfrentadas.”
Assumindo que o sentido deve ser preservado, são conjunções que poderiam substituir o termo em destaque, EXCETO:

  • A Conquanto.
  • B Contudo.
  • C Entretanto.
  • D Todavia.

“O adolescente infrator recebe a determinação para cumprir medida socioeducativa da Justiça e vem para o Creas, onde conversa com uma assistente social e é elaborado um plano individual de atendimento [...]”.
O termo em destaque é DEFINIDO pela sintaxe como:

  • A Um objeto direto, já que se liga a um verbo sem a necessidade de preposição.
  • B Um adjunto adnominal, visto que modifica um substantivo, incutindo-lhe uma qualidade.
  • C Uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo, pois indica encerramento em relação ao fato expresso na oração principal.
  • D Uma oração coordenada aditiva, uma vez que se relaciona com a oração anterior estabelecendo sentido de soma.