Prova da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG) - Analista de Planejamento e Gestão - IESES (2013) - Questões Comentadas

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Sobre as ideias presentes no texto, assinale o que for correto:

  • A As pesquisas foram feitas somente com pássaros do Brasil. qc
  • B Os resultados publicados são baseados em comparação dos genes ativos de tecido cerebral de aves com as do cérebro humano.
  • C A teoria de que os pássaros possuem linguagem parecida com a humana é defendida unicamente pelo neurobiólogo Jarvis.
  • D Jarvis defende uma teoria diferente da de alguns estudiosos.

O objetivo central do texto está presente em qual das alternativas a seguir?

  • A Elucidar que é possível que, no início da história evolutiva, o homem usasse a fala e o canto como atrativos sexuais e só depois tenha passado a usar a fala como forma de comunicação também.
  • B Divulgar os resultados de pesquisa que identifica em passarinhos genes e padrões neurais ligados à fala e sugere que, biologicamente, não existe diferença entre o canto dessas aves e a linguagem humana.
  • C Informar uma visão sobre a linguagem bem diferente do senso comum e da dos linguistas.
  • D Destacar que a linguagem nada mais é do que a capacidade de controlar os movimentos da laringe para reproduzir sons; e que, portanto, não há diferença entre o canto dos pássaros e a fala humana.

Sobre os recursos de construção de sentido do texto, analise as proposições a seguir:

I. Os parênteses empregados nos três primeiros parágrafos têm, em todos os três, a mesma função.
II. Em: “depois de analisar moléculas geradas por genes ativos em mais de 4.700 amostras de tecido cerebral de mandarins-diamante e beija-flores [...] e compará- las às do cérebro humano”, o pronome oblíquo empregado gera falta de clareza no entendimento do texto.
III. Há o predomínio do nível formal na linguagem empregada no texto, que é escrito em terceira pessoa. E a linguagem utilizada é a referencial.
IV. Em: “esses pássaros têm um nível de linguagem mais complexo do que o imaginado; nós não percebemos [...]” o ponto e vírgula foi empregado para separar orações de sujeitos diferentes em uma construção que não permitiria o emprego do ponto.

  • A Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • B Apenas as proposições III e IV estão corretas.
  • C Apenas as proposições I e IV estão corretas.
  • D Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.

Após a leitura das assertivas em que se analisa o processo de formação de algumas palavras empregadas no texto, assinale V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a ordem correta de cima para baixo:

( ) A palavra ”vocalizar” (3º parágrafo) é escrita com ‘z’, pois verbos formados a partir de palavras que não têm ‘s’ na última sílaba são escritos com ‘z’ (- izar).
( ) A palavra “acasalamento” (penúltimo parágrafo) é um exemplo de derivação parassintética, pois foram agregados radical e prefixo à palavra inicial.
( ) O plural do nome do pássaro: “mandarins- diamante” também estaria correto sob a forma: mandarins-diamantes.
( ) Na palavra “independentemente” (6º parágrafo), o prefixo ‘im-’ assume a forma ‘in-‘ por estar diante de uma palavra começada por ‘d

A ordem correta é:

  • A F – V – F – F
  • B V – V – V – F
  • C V – F – V – F
  • D F – F – F – V

As palavras “fomentar” e “majoritariamente”, destacadas no texto, significam no contexto, respectivamente:

  • A Desestimular; e relativo à maioria.
  • B Refrigerar; e relativo à minoria
  • C Incitar; e relativo à predominância. qc
  • D Suscitar; e relativo ao poder.