Prova do Sergipe Gás S.A. (SERGAS) - Contador - FCC (2010) - Questões Comentadas

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Expressam-se no texto as vivas lembranças de um brinquedo que,

  • A associado a um campo profissional, despertava a vocação de quem com ele viesse a se ocupar.
  • B por exigências próprias de seu funcionamento, demandava especial destreza dos usuários.
  • C apesar da concorrência dos jogos eletrônicos, acabava sendo o centro da atenção dos meninos.
  • D ao provocar a criatividade infantil, requeria da criança uma perfeita coordenação de movimentos.
  • E não obstante a singeleza do material, fomentava a imaginação e a fantasia dos meninos.

Atente para as seguintes afirmações:

I. No 1º parágrafo, o autor se atém menos à descrição do brinquedo que marcou sua infância do que a conjeturas sobre as razões do encantamento.
II. No 2º parágrafo, o autor destaca os especiais requisitos técnicos impostos pelo brinquedo a quem dele quisesse tirar o melhor proveito.
III. No 3º parágrafo, o autor deixa ver que o fascínio exercido pelo antigo brinquedo independia de quaisquer mecanismos elétricos ou eletrônicos.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente um segmento em:

  • A à onda das engenhocas eletrônicas (1º parágrafo) = ao nível dos artefatos da eletrônica.
  • B como quem arma a ambientação (2º parágrafo) = tipo assim quem eleva um clima.
  • C a par da necessidade (2º parágrafo) = malgrado a carência.
  • D ater-se à imitação (2º parágrafo) = restringir-se à reprodução.
  • E precoce cenógrafo (2º parágrafo) = preclaro especialista na cenografia.

No terceiro parágrafo, os segmentos que corria obediente pelos trilhos e Ser espectador

  • A conotam certa passividade, que predominava na relação dos meninos com o trenzinho.
  • B sugerem que os brinquedos mais toscos e mais primitivos estavam com os dias contados.
  • C opõem-se, na ordem dada, como índices de atividade criativa e de passiva resignação.
  • D reiteram o crescente encantamento das crianças pelas novidades que estavam chegando.
  • E acentuam uma reação contrariada dos meninos, a cada vez que estimulados a fantasiar.

De qualquer modo, esse brinquedo não me levou, na idade adulta, à engenharia, nem ao ramo de construções, nem me fez artista plástico.

Não haverá prejuízo para a correção e o sentido da frase acima caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por:

  • A mesmo ao ramo - ou me fez.
  • B tampouco ao ramo - como também não me fez.
  • C inclusive o ramo - ou mesmo me fez.
  • D sequer ao ramo - não obstante me fez.
  • E quando não ao ramo - sendo que não me fez.