Prova da Secretaria de Estado da Saúde Pública - Rio Grande do Norte (SESAP-RN) - Técnico - Enfermagem - COMPERVE (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O propósito comunicativo prioritário do texto é

  • A refletir sobre a importância de hábitos saudáveis, visto que tabagismo, obesidade, sedentarismo e dieta de risco são os causadores de enfarte.
  • B informar sobre o estudo dos pesquisadores de Havard a respeito da relação entre os fatores genéticos e os hábitos na determinação do risco de enfarte.
  • C descrever a correlação dos riscos genéticos com aqueles oriundos de hábitos comportamentais nas doenças cardíacas dos indivíduos.
  • D apresentar as pesquisas realizadas pela comunidade médica, desde o fim da década de 1930, no que diz respeito às doenças cardiovasculares.

O gênero discursivo e a tipologia predominante, respectivamente, são

  • A artigo informativo e explicação.
  • B editorial e argumentação.
  • C artigo científico e descrição.
  • D notícia e narração.

A leitura do texto permite inferir que

  • A hábitos saudáveis, genética e uso de medicamentos ou manobras químicas para o controle do colesterol são mecanismos infalíveis na luta contra o enfarte.
  • B pessoas consideradas de alto risco genético, que praticam ou não hábitos saudáveis, apresentam grandes chances de enfarte.
  • C hábitos saudáveis são capazes de prevenir o enfarte mesmo para as pessoas com propensão genética às doenças cardiovasculares.
  • D pessoas portadoras de risco genético, com relação às doenças cardiovasculares, estão isentas de serem acometidas por enfarte.

De acordo com o texto, a pesquisa de Boston separou os fatores de risco de doenças cardiovasculares relacionados ao estilo de vida em baixo, intermediário e alto. Para pertencer ao alto risco, o paciente, no mínimo, precisaria

  • A ser obeso e sedentário.
  • B fumar e manter dieta de risco.
  • C fumar, ser obeso e sedentário.
  • D ser obeso e manter dieta de risco.

Os trechos destacados no início dos três primeiros parágrafos exemplificam

  • A recursos coesivos que indicam ordenação sequencial com ideia de tempo.
  • B coesão referencial responsável pela progressão temática do texto.
  • C operadores argumentativos responsáveis pela coerência textual.
  • D expressões adverbiais que favorecem a coerência espacial do texto.