Prova da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED de Belo Horizonte) - Professor - História - FGV (2023) - Questões Comentadas

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Leia o texto injuntivo a seguir.
Um medicamento é um produto que age sobre a sua saúde. Respeite rigorosamente as ordens de seu médico e o modo de emprego instruído na receita. Siga os conselhos do farmacêutico. Não interrompa o tratamento por sua própria vontade.
Entre as opções abaixo, assinale a que não é marca desse tipo de texto.

  • A Fornece instruções e conselhos.
  • B Sugere procedimentos de uso.
  • C Explica como proceder.
  • D Inclui formas negativas de proibição.

Leia fragmento textual a seguir.



A administração Clinton decidiu ontem, o que parecem ser os preparativos finais para uma eventual invasão do Haiti e, em meio da crescente oposição popular e da oposição republicana, enviar às costas desse paupérrimo país caribenho dois porta-aviões.



A seguir estão quatro conselhos para quem deseja redigir bem; assinale a opção que apresenta o conselho inaplicável a esse segmento por não mostrar o problema apontado. 

  • A Limitar a quantidade de inserções.
  • B Retirar as informações irrelevantes.
  • C Juntar as palavras sintaticamente relacionadas.
  • D Utilizar um só registro de linguagem.

Leia o trecho a seguir. 



A segunda edição deste livro acabou mais depressa que a primeira. Aqui sai ele em terceira, sem outra alteração além da emenda de alguns erros tipográficos, tais e tão poucos que, ainda conservados, não encobririam o sentido.


Um amigo e confrade ilustre tem teimado comigo para que dê a este livro o seguimento de outro. “Com as Memórias Póstumas de Brás Cubas, donde este proveio, fará você uma trilogia, e a Sofia de Quincas Borba ocupará exclusivamente a terceira parte.  Algum tempo cuidei que podia ser, mas relendo agora estas páginas concluo que não. A Sofia está aqui toda. Continuá-la seria repeti-la, e acaso repetir o mesmo seria pecado. Creio que foi assim que me tacharam este e alguns outros dos livros que vim compondo pelo tempo fora no silêncio da minha vida. Vozes houve, generosas e fortes, que então me defenderam; já lhes agradeci em particular; agora o faço cordial e publicamente.


Machado de Assis. Quincas Borba. São Paulo. Ed. Ática. 1988. 



A principal finalidade desta “introdução” é 

  • A comemorar o sucesso da obra, com três edições em relativamente pouco tempo.
  • B justificar a razão de o autor não pretender formar uma trilogia com outro livro a seguir.
  • C agradecer àquelas pessoas que o têm defendido de ataques infundados.
  • D mostrar o processo de produção de suas obras, como algo que foge à rotina silenciosa em que vive.

Leia o fragmento a seguir.



Rubião fitava a enseada, — eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.


Machado de Assis. Quincas Borba. São Paulo. Ed. Ática. 1988. 



No primeiro parágrafo do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, o narrador do romance, mostra-se como 

  • A observador de caráter onisciente, fornecendo características predominantemente psicológicas do personagem.
  • B observador de um momento de um personagem, com informações limitadas por vê-lo à distância.
  • C narrador onisciente, com conhecimento dos fatos em sua integralidade.
  • D narrador de terceira pessoa, participando como personagem do romance.

Nas opções a seguir são dadas duas frases com a preposição de; assinale a opção em que essa preposição mostra, respectivamente, valor semântico ou nocional e valor gramatical ou relacional.

  • A Viajar de avião. / Precisar de dinheiro.
  • B Chegar de repente. / Sair de manhã.
  • C Necessitar de mais tempo. / Ter medo de escuro.
  • D Vestir-se de branco. / Trabalhar de terno.