“Anúncio: Meu amigo, sente-se cansado, abatido, desmoralizado, com a consciência de que a vida não vale nada? Acha permanentemente que a vida perdeu todos os seus valores, que não há mais ética, conceitos estéticos, nenhum objetivo mais profundo e mais humano a atingir? Sua vista está obnubilada por uma permanente poluição visual? O mundo não passa de uma comercialização a qualquer preço? Não desespere: Telefone-nos imediatamente e destruiremos logo o seu aparelho de televisão. Já! Grátis: Sem televisão você será um homem inteiramente novo. Sem televisão você voltará a ver a vida como ela é.”
(Millôr Fernandes, Definitivo, Porto Alegre, LP&M, 1994)
A marca predominante do texto publicitário que se encontra presente no texto 1 é:
- A a tentativa de convencimento do leitor;
- B a tendência ao emprego de linguagem coloquial;
- C a intenção clara de iludir o leitor;
- D o tratamento do leitor como alguém a ser instruído;
- E a visão positiva do mundo.