Prova do Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo - Ceará (SEAS - CE) - Serviço Social - UECE-CEV (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O tema central do texto é

  • A a leitura e a literatura como direitos fundamentais de todas as pessoas, assim como a educação.
  • B a perversidade da menina que fez o jogo de “amanhã venha em casa que eu te empresto”, submetendo a enunciadora a humilhações recorrentes.
  • C a forma como a leitura marcou diversos momentos da vida da enunciadora, a partir de obras marcantes em cada fase.
  • D a qualidade das obras literárias de Herman Hesse e de Katherine Mansfield, que marcaram a enunciadora como nenhuma outra obra.

Analise os trechos a seguir.

I. “Prefiro falar do primeiro livro de cada uma de minhas vidas. Busco na memória e tenho a sensação quase física nas mãos ao segurar aquela preciosidade: um livro fininho que contava a história do patinho feio e da lâmpada de Aladim.” (linhas 02-07)

II. “Essa história me fez meditar muito, e identifiqueime com o sofrimento do patinho feio – quem sabe se eu era um cisne?” (linhas 13-16)

III. “Depois de cerca de um mês de venha amanhã, o que eu, embora altiva que era, recebia com humildade para que a menina não me cortasse de vez a esperança, a mãe daquele primeiro monstrinho de minha vida notou o que se passava [...].” (linhas 39-44)

Considerando os trechos apresentados, assinale a afirmação verdadeira.

  • A O emprego do diminutivo nos termos destacados em I e II não gera um efeito de sentido pejorativo, uma vez que ele é usado, respectivamente, para intensificar a característica do livro e para representar a fragilidade do patinho. Já em III, o uso do diminutivo no termo destacado intensifica a característica de maldade da menina.
  • B O emprego do diminutivo gera efeitos de sentido semelhantes em I, II e III, uma vez que não trata de característica relacionada ao tamanho, mas à fragilidade dos elementos a que se referem: o livro, o patinho e a menina que emprestaria o livro As reinações de Narizinho.
  • C Em I e III, o diminutivo é empregado para gerar um sentido de afetividade, uma vez que os referentes são marcos importantes na vida da enunciadora. Já em II, o emprego do diminutivo gera um efeito de sentido literal, com remissão ao tamanho do animal.
  • D Em I, II e III, o emprego do diminutivo é um efeito estilístico usado para marcar uma posição depreciativa em relação aos referentes, que igualmente representam memórias negativas na vida da enunciadora.

Assinale a opção que apresenta o trecho cujo emprego da vírgula se justifica pelo mesmo motivo do sinal empregado em “Em outra de minhas vidas, o meu livro sagrado foi emprestado” (linhas 27-28).

  • A “Eu lia e relia as duas histórias, criança não tem disso de só ler uma vez [...].” (linhas 07-08)
  • B “Quanto a Aladim, soltava minha imaginação para as lonjuras do impossível a que eu era crédula [...].” (linhas 17-18)
  • C “E eis que escolhi um dia um livro chamado O lobo da estepe, de Herman Hesse.” (linhas 52-53)
  • D “O livro, que li cada vez mais deslumbrada, era de aventura [...].” (linhas 55-56)

No trecho “Perguntaram-me uma vez qual fora o primeiro livro de minha vida.” (linhas 01-02), a colocação pronominal é

  • A enclítica, pois a oração se classifica como reduzida de gerúndio.
  • B enclítica, uma vez que a oração é iniciada por um verbo acrescido de pronome oblíquo.
  • C mesoclítica, pois a oração é iniciada por verbo no futuro do pretérito do indicativo.
  • D proclítica, pois a oração se classifica como reduzida de infinitivo.

No texto, a enunciadora

  • A expressa um tom saudosista em relação às memórias vividas com os livros, que representam marcas de momentos difíceis de suas vidas.
  • B discute a relação que desenvolveu com os livros ao longo de sua vida, embora as obras não representem grandes marcos de sua vivência.
  • C apresenta seu ponto de vista em relação à importância da leitura na vida das pessoas por meio de suas próprias vivências.
  • D discorre sobre como os livros marcaram várias fases de sua vida de forma especial e significativa.