Prova do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) - Auditor de Controle Externo - Engenharia - FCC (2022) - Questões Comentadas

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Considerando-se o conjunto desse texto, o autor, ao tratar da solidão, assume

  • A pontos de vista alternativos, pois ora defende o culto do ócio, ora execra o hábito de quem a ele se rende.
  • B uma posição dogmática, pois considera imprescindível a experiência de um retiro para que se escreva algo pessoal.
  • C o abandono da sua convicção quanto ao imperativo da solidão absoluta para poder escrever.
  • D a desistência progressiva da solidão pela vontade maior de passar a criar num modo de parceria.
  • E a tese conclusiva de que só é possível escrever a partir do momento em que se ouvem os reclamos sociais.

A convicção de que o estado de solidão deixou de ser possível deve-se, sobretudo, à causa exposta no segmento

  • A à penúria afetiva, ao abandono, ao desamparo (1º parágrafo)
  • B é aquilo sem o qual não fazemos nada (2º parágrafo)
  • C algum grau de asilo pessoal (2º parágrafo)
  • D busca irrequieta por espaços calmos (3º parágrafo)
  • E o mundo dispõe de fartos recursos para me achar (4º parágrafo)

Depreende-se da leitura do último parágrafo que, diante da agitação de suas filhas, o autor

  • A passou a considerar sua antiga necessidade de solidão como um simples capricho de escritor frustrado.
  • B teve que considerar a força dos elementos externos que passaram a integrar sua produção de escritor.
  • C se deu conta de que escrever passaria a ser algo inviável, na falta de um pleno recolhimento.
  • D se viu como um pai cuja indiferença aos apelos das crianças revelava sua maturidade como criador.
  • E percebeu que aquela perturbação, uma vez afastada, dava lugar à solidão mais produtiva.

Considerando-se o contexto, depreende-se que há uma oposição de sentido entre os segmentos

  • A silêncio dilatado / retiro íntimo (1º parágrafo)
  • B asilo pessoal / absoluto silêncio (2º parágrafo)
  • C isolados do alvoroço / consultório abandonado (3º parágrafo)
  • D ato subversivo / tudo o que eu escrever aqui (4º parágrafo)
  • E seus apelos / a casa reverbera (4º parágrafo)

Um segmento do texto tem seu sentido corretamente interpretado no seguinte caso:

  • A Penso mais num silêncio dilatado (1º parágrafo) = Cogito sobretudo um silenciar expandido
  • B algum grau de asilo pessoal (2º parágrafo) = um certo nível de intimidação recolhida
  • C como se escrever fosse uma subversão (3º parágrafo) = sendo de tal forma penosa uma escritura
  • D o mundo dispõe de fartos recursos (4º parágrafo) = retiram-se da vida inúmeros expedientes
  • E trará essa marca indelével (4º parágrafo) = advirá desse estigma insondável