Prova do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) - Auditor de Controle Externo - FMP-RS (2011) - Questões Comentadas

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A Teoria da Burocracia teve desenvolvimento na Administração ao redor da década de 1940, impulsionada pelos estudos anteriormente realizados por Max Weber. Pode-se considerar como algumas das vantagens da burocracia:

  • A precisão na definição do cargo e na operação, confiabilidade, continuidade da organização.
  • B aumento do atrito entre as pessoas, diminuição dos dilemas organizacionais, controle adequado dos tempos e movimentos.
  • C valorização da inconstância, diversificação de rotinas e procedimentos, imprevisibilidade do comportamento.
  • D formalização das alterações hierárquicas, rapidez nas decisões, diversidade de interpretação.
  • E aglutinação de pessoas em função de interesses comuns, interação provocada pela organização formal, ênfase nos aspectos emocionais.

Frederick Taylor foi criador e principal destaque da Administração Científica. Em 1895 ele apresentou o primeiro trabalho da Administração Científica: “ Um sistema de pagamento por peça”. As idéias apresentadas por ele nessa e em diversas outras obras, acabaram inspirando outros estudos e pensamentos, como o “operário-padrão” e o conceito de Kaizen. Pode-se dizer que alguns dos mecanismos da administração científica eram:

  • A revisão dos movimentos, aumento da necessidade da força muscular, aumento do tempo de trabalho sem interrupção.
  • B cartão de instruções, sistema de pagamento baseado no desempenho, grupos de trabalhos autogeridos.
  • C procedimento formalizado e articulador de resultados, geração de vantagens competitivas, análise ambiental apurada.
  • D criação do núcleo operacional das organizações, tecnoestrutura ( composta por especialistas e dirigentes) e sistema em fluxo e transformação.
  • E padronização de movimentos, sistema de pagamentos baseado no desempenho, padronização de ferramentas e instrumentos.

A hierarquia das necessidades de Maslow e a teoria dos dois fatores de Herzberg podem ser consideradas como parte das teorias comportamentais da Administração. Em relação à teoria comportamental é correto afirmar que:

  • A O behaviorismo pode ser considerado similar à teoria da organização formal; com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia; representa uma oposição ferrenha e definitiva com relação à Teoria Clássica.
  • B Surge no final da década de 1940 criticando as teorias anteriores, mas sem redefinir os conceitos administrativos; a Teoria Comportamental concorda integralmente com a Teoria das Relações Humanas, apenas ampliando seu entendimento.
  • C Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica; representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra crítica e severa; também com a Teoria da Burocracia, a Teoria Comportamental se mostra muito crítica.
  • D A Teoria Comportamental tem por base a Teoria da Burocracia, da qual reescreve os principais conceitos desenvolvidos por Weber; não tem relação com as teorias motivacionais que constituem outro conjunto de pensamentos.
  • E A Teoria Clássica pode ser considerada a antecessora da Teoria Comportamental, pois ambas se preocupam com o resultado a ser obtido, ao invés de se preocupar com o ser humano; trata-se de continuação dos estudos de Taylor e Fayol, que inspiraram os estudos de Simon.

Um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais, é uma das formas de se definir cultura organizacional. Pode-se afirmar que a cultura tem como algumas de suas funções:

  • A estabelecer regras claras e bem definidas; definir os parâmetros éticos da organização, em conjunto com o código de ética; pode trazer instabilidade no sistema social.
  • B papel de definidora de fronteiras, distingue uma organização de outra; proporcionar sentido de identidade aos membros de uma organização; facilitar o comprometimento com algo maior que o interesse individual de cada um.
  • C entender as regras do jogo e criar novas normas a partir delas; indicar a cada funcionário a forma correta de desenvolver as suas atividades; alterar a forma de pensar dos clientes da empresa para alinhá-los aos seus interesses.
  • D com base nos interesses individuais de cada um, gerar interesses do grupo; apropriar-se das fronteiras organizacionais bem definidas para gerar os conceitos da organização; alterar o sentido de identidade dos membros da organização.
  • E modificar a forma desordenada de pensamentos dos membros da organização, alinhando-os com os interesses da organização; ser mecanismo de controle e punição para os trabalhadores; disseminar os valores compartilhados com todos os stakeholders.

Um importante conceito apresentado na Teoria Institucional, tendo como autores Dimaggio e Powell é o isomorfismo. Um dos tipos de isomorfismo apresentado por estes autores é o isomorfismo mimético, que pode ser caracterizado como:

  • A entidades que mudam suas metas e desenvolvem novos processos, mas constroem ao seu redor um ambiente capaz de restringir as mudanças, frustrando inovadores individuais que buscam a melhoria no desempenho do processo.
  • B as modificações organizacionais propostas pelo estado, na busca de instituições mais sólidas e duradouras.
  • C expectativas culturais das organizações e pressões sociais em função da condição de dependência.
  • D imitação de arranjos estruturais e procedimentos bem sucedidos implementados por outras organizações, em face da incerteza decorrente de problemas tecnológicos, objetivos conflitantes e exigências ambientais.
  • E profissionalização, que envolve o compartilhamento de um conjunto de normas e métodos de trabalho pelos membros dos segmentos ocupacionais.