Prova do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) - Técnico - Informática - FCC (2010) - Questões Comentadas

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De forma sucinta e correta, indica-se a função desempenhada por um ou mais parágrafos na estruturação do texto em:

  • A os dois últimos parágrafos são contraditórios entre si, já que representam, respectivamente, aprovação e reprovação da Internet.
  • B o 1º parágrafo limita-se a esclarecer a formação e o significado de uma palavra-chave do texto.
  • C o 2º parágrafo indica a importância ainda relativa da informática no que diz respeito a barreiras físicas tradicionais.
  • D o 3º parágrafo lembra que os recursos da informática não têm valor em si mesmos, valor este condicionado que está pela utilização deles.
  • E o 4º parágrafo não deixa de desencorajar quem julgue a informática uma poderosa ferramenta de pesquisa educacional.

Atente para as seguintes afirmações:

I. A maior vantagem, nos domínios da informática, consiste no aprimoramento do desempenho e do raciocínio técnico do usuário.

II. Assim como ocorre com todos os tipos de ferramenta, o uso da informática é em si mesmo neutro, independente da finalidade.

III. A divisão dos educadores quanto aos recursos da Internet espelha diferentes posições diante do material já "acabado" e facilmente acessível.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  • A III, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.

Representa-se, no contexto, uma relação de oposição entre os segmentos:

  • A abundância de material e novo desafio para os critérios de seleção. (4ºparágrafo)
  • B aglutinação dos vocábulos e traduzindo-se conceitualmente. (1º parágrafo)
  • C recursos de informática e processos educativos. (2º parágrafo)
  • D experiências em tempo real e abertura de um diálogo imediato. (2º parágrafo)
  • E simples estupefação tecnológica e transposição jamais vista. (2º parágrafo)

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de um segmento em:

  • A preservação da crítica e da ética (3º parágrafo) = retificação dos atributos morais e intelectuais.
  • B simples adestramento tecnológico (2º parágrafo) = mera prerrogativa funcional.
  • C configurando os paradigmas (2º parágrafo) = estabelecendo os padrões.
  • D transação de experiências (2º parágrafo) = correlação de alternâncias.
  • E nosso gênio destrutivo (3º parágrafo) = nosso ímpeto energético.

No contexto em que se apresenta o segmento certifiquese de que ele o faz para nós e não por nós (4º parágrafo), os elementos negritados chamam a atenção para a diferença entre as operações de

  • A assumir e omitir.
  • B subsidiar e substituir.
  • C antecipar e prorrogar.
  • D interpor e excluir.
  • E colaborar e superar.