Como, segundo a abordagem cognitiva social, o reforço é fundamental para que ocorra a aprendizagem, é essencial que os filhos acompanhem, de perto, a situação do pai, para que não repitam o comportamento deste.
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Como, segundo a abordagem cognitiva social, o reforço é fundamental para que ocorra a aprendizagem, é essencial que os filhos acompanhem, de perto, a situação do pai, para que não repitam o comportamento deste.
Segundo essa abordagem, a aprendizagem vicária dos filhos dessa família é impossível a partir do que aconteceu com o pai. Nesse aspecto, a abordagem cognitiva social se assemelha à proposta de Skinner.
O processo de modelagem e o princípio da aproximação sucessiva — princípios da abordagem cognitiva social — explicariam o fato de um dos filhos tomar esse acontecimento transitório com o pai como forma de avaliar e regular, ao longo do tempo, seu próprio comportamento — e evitar cometer também ele um ato criminoso.
De acordo com essa abordagem, a conduta do ser humano é regulada em função da punição. Com base nessa ideia, é correto afirmar que o pai não levou em consideração a punição que ocorreria a partir de seu ato.
Essa abordagem explica o comportamento do pai pelo princípio denominado situação psicológica.