Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) - Analista de Sistemas - FCC (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A construção de si “alterdirigida” (5º parágrafo) resulta no desejo de

  • A criar uma versão melancólica de si mesmo, com base na personalidade de heróis românticos.
  • B moldar o próprio caráter, voltando-se para “dentro” de si mesmo.
  • C obter a aprovação alheia, forjando uma subjetividade voltada para o olhar do expectador.
  • D buscar o equilíbrio psicológico para lidar com o excesso de informações externas.
  • E adquirir o respeito dos que estão, no âmbito do trabalho, em posições hierárquicas superiores.

No texto, a autora

  • A enaltece o conceito de inclusão digital na seara do jornalismo.
  • B mostra-se avessa à ideia de usar recursos estilísticos para construir uma personalidade digital.
  • C mostra-se indiferente à criação das “vitrines interativas” da contemporaneidade.
  • D opõe-se à noção de autoconstrução de si como um personagem visível nas redes sociais.
  • E assinala que qualquer um pode se transformar num personagem público mesmo sem produzir algo notável.
Em que pese a suposta liberdade de escolha de cada usuário, há códigos implícitos e fórmulas bastante explícitas sobre como deveria ser essa autocriação.
Mantendo as relações de sentido estabelecidas pelo contexto, o segmento sublinhado pode ser substituído por:
  • A Para além de
  • B Contanto que
  • C Devido a
  • D Não obstante
  • E De acordo com

No trecho “algo que se cinzela a todo momento para ser compartilhado, curtido, comentado e admirado” (5º parágrafo), o termo “cinzela” pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por: 

  • A aprimora
  • B propaga
  • C revela
  • D corrói
  • E recria

A frase que admite transposição para a voz passiva encontra-se em:

  • A Por isso, os canais de comunicação das mídias sociais da internet são também ferramentas para a criação de si.  
  • B Essa modalidade subjetiva que hoje triunfa está impregnada com alguns vestígios do estilo do artista romântico.  
  • C A autoconstrução de si como um personagem visível seria uma das metas prioritárias de grande parte dos relatos cotidianos.  
  • D nessa exposição, a obra precisa conquistar os aplausos do público.
  • E há códigos implícitos e fórmulas bastante explícitas para o sucesso dessa autocriação.