Prova do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) - Juiz Leigo - CS-UFG (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O autor trata do conceito de justiça em diferentes perspectivas e reconhece que, na definição socrática de justiça, o ensinamento independente

  • A de ideias aparentemente antagônicas a respeito da relação humana em sociedade, a justiça vai pender para o lado mais fraco.
  • B da determinação legal, a justiça é um valor humano a ser frequentemente rediscutido, porque muda com o passar do tempo.
  • C de concepções particulares, as decisões humanas estão sujeitas a uma lei maior, que rege a vida em sociedade, a lei da civilidade.
  • D da compreensão humana, a justiça vai ser sempre feita e bem aplicada.
  • E da vontade individual, a justiça e a humildade estão em polos distintos do caráter humano.
De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Spammers são os responsáveis pelo envio de e-mails não solicitados. II. Bloquear a mensagem suspeita é a única forma de o usuário combater o spam. III. As mensagens genuínas estão entre os 90% dos e-mails que chegam aos provedores. IV. Provedores e usuários podem se ajudar, mutuamente, no combate às mensagens indesejadas.

Assinale a alternativa correta.
  • A Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Um aspecto do Texto 1 que o torna, de certa maneira relevante, e que toca a sensibilidade do leitor, é que o autor:

  • A recorre a uma linguagem erudita, fazendo uso de um vocabulário distante das situações informais.
  • B permeia ou intercala, entre elementos narrativos, fragmentos de natureza claramente descritiva.
  • C vai de uma simples narrativa até uma séria reflexão, pela exploração simbólica de uma cena trivial.
  • D concentra a narrativa em um único personagem, assegurando, assim, a concisão esperada para esse tipo de texto.
  • E reúne diferentes dados em um cenário apenas e recorre, de forma categórica, à ativação da memória do leitor.

Leia, a seguir, um excerto de “Terrorismo Literário”, um manifesto do escritor Ferréz.

A capoeira não vem mais, agora reagimos com a palavra,porque pouca coisa mudou, principalmente para nós. A literatura marginal se faz presente para representar a cultura de um povo composto de minorias, mas em seu todo uma maioria.

A Literatura Marginal, sempre é bom frisar, é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas.Literatura feita à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional, isto é, de grande poder aquisitivo. Mas alguns dizem que sua principal característica é a linguagem, é o jeito que falamos, que contamos a história, bom, isso fica para os estudiosos.

Cansei de ouvir:— “Mas o que cês tão fazendo é separar a literatura, a do gueto e a do centro”. E nunca cansarei de responder: — “O barato já tá separado há muito tempo, foi feito todo um mundo de teses e de estudos do lado de lá, e do de cá mal terminamos o ensino dito básico.”

(Adaptado de Ferréz, “Terrorismo literário”, em Ferréz (Org.), Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005, p. 9,12,13.)


Ferréz defende sua proposta literária como uma

  • A descoberta de que é preciso reagir com a palavra para que não haja separação entre a grande cultura nacional e a literatura feita por minorias.
  • B comprovação de que, sendo as minorias de fato uma maioria, não faz sentido distinguir duas literaturas, uma do centro e outra da periferia.
  • C manifestação de que a literatura marginal tem seu modo próprio de falar e de contar histórias, já reconhecido pelos estudiosos.
  • D constatação de que é preciso reagir com a palavra e mostrar-se nesse lugar marginal como literatura feita por minorias que juntas formam uma maioria.

No quinto parágrafo, ao responder à pergunta “E o que Sócrates fez?, o autor demonstra que

  • A o filósofo tinha uma compreensão de justiça diferente do que estava socialmente estabelecido.
  • B a sociedade evitou compreender o conceito de justiça estabelecido por Sócrates em sua filosofia.
  • C o conceito de sociedade e o conceito de justiça têm aproximações tanto no nível individual quanto no nível coletivo.
  • D a diferença entre valores sociais e valores morais impede as pessoas de observarem a semelhança entre eles.
  • E a melhor maneira de conhecer a sociedade é saber o que ela pensa a respeito da justiça.