Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) - Analista - Desenvolvimento de Sistemas - CESPE/CEBRASPE (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Com relação aos aspectos linguísticos do primeiro período do texto CG1A1-I, é correto afirmar que o termo “se”,

  • A no trecho “se proteger”, remete ao termo “Prática”.
  • B no trecho “se mostrou”, tem como referente o termo “instrumento”.
  • C em ambas as ocorrências, pode, sem prejuízo da correção gramatical do texto, ser deslocado para imediatamente após a forma verbal, escrevendo-se, respectivamente, proteger-se e mostrou-se.
  • D em ambas as ocorrências, pode ser suprimido sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto.
  • E em ambas as ocorrências, expressa a noção de reciprocidade.

Infere-se do texto CG1A1-I que o uso de máscaras faciais é

  • A considerado ineficaz por infectologistas para prevenir o contágio pelo coronavírus em crianças, independentemente da idade.
  • B recomendado por infectologistas para crianças com distúrbios neurológicos, desde que elas sejam supervisionadas pelos pais.
  • C desaconselhado por infectologistas para crianças com distúrbios neurológicos, independentemente da idade, devido ao risco de asfixia.
  • D indicado por infectologistas para proteger crianças asmáticas, com dificuldade de respiração, por impedir o contágio pelo coronavírus.
  • E aconselhado por infectologistas para crianças menores de dois anos de idade, desde que não tenham doenças pulmonares.

No poema Outono, o eu lírico

  • A deplora a chegada do outono em Porto Alegre, revelando intenções suicidas.
  • B afirma que o outono é um convite a incursões nos morros que circundam Porto Alegre.
  • C descreve não somente as próprias emoções, como também as de outras pessoas.
  • D deleita-se com a chegada do outono em Porto Alegre, identificando suas emoções com aquelas vivenciadas por pessoas que vivem sob outros céus.
  • E considera que a queda das folhas amarelas sobre os tanques azuis representa um alento para pessoas tristes.

O termo “transluz”, no verso “Agora, tudo transluz... tanto mais perto”, no poema Outono,

  • A pertence à mesma classe gramatical do vocábulo luz.
  • B consiste em uma forma flexionada do verbo transluzir.
  • C concorda com o termo “Agora”.
  • D poderia ser substituído por translúcido, sem alteração dos sentidos do texto.
  • E descreve um evento passado.

Do trecho “e, quando esta se traduz pela abolição geral das grandes instituições docentes, isto é, pela hostilidade radical à inteligência do país nos focos mais altos de sua cultura, a estúpida selvageria dessa fórmula administrativa impressiona-me como o bramir de um oceano de barbaria ameaçando as fronteiras de nossa nacionalidade”, do texto CG1A1-II, infere-se que

  • A os bárbaros atravessam os oceanos para bramir suas ameaças às fronteiras da nacionalidade.
  • B a selvageria da fórmula administrativa que hostiliza as instituições docentes é uma barbaridade que ameaça as fronteiras da nacionalidade.
  • C o bramir do oceano ameaça as fronteiras nacionais tanto quanto a selvageria estúpida das fórmulas administrativas que hostilizam a cultura nacional.
  • D as instituições docentes são ameaçadas quando a selvageria da fórmula administrativa hostiliza as fronteiras da nacionalidade, admitindo a invasão estrangeira.
  • E a hostilidade da fórmula administrativa aos focos mais elevados da cultura nacional é uma selvageria que ameaça a inteligência dos docentes do país, tal como a ameaça às fronteiras da nacionalidade.