Prova do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Técnico Judiciário Auxiliar - FGV (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Todas as frases abaixo mostram locuções adjetivas que foram substituídas por adjetivos, indicados entre parênteses. Entre as substituições propostas, aquela que é possível e adequada é:

  • A O artista tem uma concepção original do infinito (infinita);
  • B A vida da cidade (urbana) é um inferno, mas ninguém quer mudar-se para o paraíso;
  • C Escrever humor é um método de lucro (lucrativo) engraçado;
  • D O dever da literatura (literário) é levar a pessoa a inserir-se na história;
  • E Fora o cachorro, o livro é o melhor amigo do homem (humano).

Uma das estratégias empregadas para atrair a atenção do leitor para um texto é a utilização da técnica do suspense; veja, por exemplo, o fragmento textual abaixo:

“O rapaz viu a carteira no meio do caminho por onde andava. Acelerou o passo, pegou a carteira rapidamente e enfiou-a no bolso de trás da calça; olhou para trás e para os lados para assegurar-se de que ninguém o vira. A carteira parecia gorda e, quem sabe, teria muito dinheiro; não poderia abri-la ali, pois havia gente ao redor. Pensou em ir a um bar e trancar-se no banheiro para poder examinar o conteúdo, mas àquela hora os bares ainda estavam fechados. Decidiu apressar-se para chegar a sua casa o mais rápido possível...”.

O processo de criar suspense nesse pequeno texto é construído do seguinte modo:

  • A mostrar o desconhecimento de algo e certa passagem de tempo sem que se preveja a ação ou evento subsequente;
  • B indicar uma série de ações sem que sejam apontados seus agentes ou finalidades;
  • C destacar um fato desonesto e mostrar a possibilidade de a ação desonesta ser punida;
  • D enumerar ações possíveis, mas expressando dúvidas a respeito de sua possível realização;
  • E apontar ações de realização lenta, mostrando impossibilidades de serem executadas.

Observe o seguinte texto:

“A Segunda Guerra foi mais ‘mundial’ que a primeira. Em lugar de 10% de neutralidade durante o primeiro conflito, só foram contados 2,5%. Em lugar de 73 milhões de mobilizados, 110 milhões. As perdas em vidas humanas foram mais consideráveis e estendidas à população civil”.

O segmento abaixo que NÃO mostra uma interpretação de fatos é:

  • A A Segunda Guerra foi mais “mundial” que a primeira;
  • B Em lugar de 10% de neutralidade durante o primeiro conflito, só foram contados 2,5%;
  • C Em lugar de 73 milhões de mobilizados, 110 milhões;
  • D As perdas em vidas humanas foram mais consideráveis;
  • E ...e estendidas à população civil.

A frase abaixo em que o termo adverbial sublinhado foi adequadamente substituído por um advérbio equivalente é:

  • A Todos os presentes acompanhavam em silêncio (tacitamente) o funeral.
  • B Os convidados sentiam-se à vontade (voluntariamente) durante o desenrolar da festa.
  • C Com certeza (provavelmente) amanhã vai chover.
  • D Os funcionários da empresa atendiam de bom grado (educadamente) os possíveis clientes.
  • E Os meninos da rua, de vez em quando (ocasionalmente), deixavam a bola cair no jardim da casa.

Uma das funções da língua escrita é a função de preservação, ou seja, a de armazenar informações, como aparece referido no seguinte pensamento:

  • A O escritor é um arquipélago de si mesmo;
  • B Escritores são aqueles cujas almas falam nas bibliotecas;
  • C Nasce-se poeta, músico, orador; mas não se nasce escritor. O escritor faz-se;
  • D Escritores, meditai muito, corrigi pouco. Fazei as vossas rasuras em vosso cérebro;
  • E A construção do silêncio exige muitas palavras. O escritor, por exemplo, constrói uma casa de palavras para ouvir seu silêncio interior.