Prova do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) - Técnico - Programaçao - FGV (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

“Fui resultadista, o que fez meu nível baixar bastante.” (Texto 1, 2º parágrafo)
A palavra “resultadista” é um neologismo. No contexto do texto 1, ela reflete a ideia de que a tenista Bia Haddad adotou, durante o jogo contra Jaqueline Cristian, uma postura:

  • A generosa;
  • B cautelosa;
  • C competitiva;
  • D anacrônica;
  • E inédita.

“Fui resultadista, o que fez meu nível baixar bastante.” (Texto 1, 2º parágrafo)
Na passagem acima, vê-se o neologismo “resultadista”, no qual o sufixo “-ista” veicula um significado específico.
Esse mesmo significado é expresso pelo sufixo “-ista” na seguinte palavra:

  • A flautista;
  • B nortista;
  • C individualista;
  • D ametista;
  • E recepcionista.

“Fui resultadista, o que fez meu nível baixar bastante.” (Texto 1, 2º parágrafo)
Por meio da leitura do texto 1, é possível inferir o significado do neologismo “resultadista”, presente na passagem acima.
Suponha agora que você precisasse criar, a partir de alguma palavra do texto 1, um neologismo que funcionasse como antônimo de “resultadista”.
Nesse caso, seria correto propor a criação da palavra:

  • A lutadeiro;
  • B competitólogo;
  • C performancista;
  • D conservamento;
  • E apoiação.

No primeiro parágrafo do texto 1, são veiculadas diversas informações por meio da voz do narrador. Dentre essas informações, a única que NÃO é retomada, no segundo parágrafo, por meio de discurso direto é:

  • A Bia Haddad está classificada para a terceira rodada de Wimbledon;
  • B Bia Haddad nunca havia chegado à terceira rodada de Wimbledon anteriormente;
  • C Bia Haddad não ficou satisfeita com seu desempenho;
  • D Bia Haddad atuou de forma conservadora;
  • E Bia Haddad prometeu melhorar o nível do seu jogo.

Enquanto o primeiro parágrafo é construído pela voz do narrador, o segundo parágrafo nos dá amplo acesso à voz da personagem Bia Haddad.
Como resultado dessa diferença, esses dois parágrafos manifestam, respectivamente, predominância de:

  • A período composto e período simples;
  • B usos conotativos e usos denotativos;
  • C linguagem informal e linguagem formal;
  • D função referencial e função emotiva;
  • E sequências argumentativas e sequências injuntivas.