Prova da Petrobras Transporte SA (Transpetro) - Engenheiro - CESGRANRIO (2018) - Questões Comentadas

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Um motor de corrente contínua shunt, alimentado por uma fonte de tensão constante e operando em suas condições nominais, subitamente perde seu circuito de campo.


Essa falha durante a operação provocará a(o)

  • A diminuição da velocidade do motor, devido ao aumento da tensão induzida.
  • B inversão do fluxo de potência do motor, fazendo-o funcionar como gerador.
  • C aumento da corrente de carga e, consequentemente, o aumento de sua velocidade.
  • D aumento da tensão induzida no motor, aumentando sua velocidade.
  • E travamento do rotor do motor, uma vez que o torque induzido cai a zero.

Um motor síncrono de uma indústria é empregado para acionar uma carga que demanda uma potência constante, com fator de potência indutivo. Esse motor é alimentado com tensão terminal e frequência constantes. Em determinado ponto de sua operação, ajustes são feitos no motor de modo que a corrente de campo do rotor sofra um aumento.


Considerando-se desprezíveis as perdas no motor, ocorrerá

  • A consumo de menos reativos pelo motor, em virtude do aumento da tensão induzida.
  • B consumo de mais reativos pelo motor, em virtude do aumento da tensão induzida.
  • C diminuição do torque mecânico entregue à carga, em virtude do aumento da corrente de linha.
  • D aumento do torque mecânico entregue à carga, em virtude do aumento da corrente de linha.
  • E aumento da velocidade do motor, em virtude do aumento da tensão induzida.

Linhas de transmissão de energia são sistemas complexos que demandam certas peculiaridades em sua construção, de modo a melhorar o seu desempenho.


Dentre as soluções desenvolvidas na construção das linhas de transmissão, uma delas é a transposição, que tem por principal finalidade reduzir

  • A as perdas da linha por efeito corona.
  • B as perdas na linha por efeito Ferranti.
  • C o efeito da capacitância shunt da linha.
  • D o comprimento das linhas, reduzindo as perdas por efeito Joule.
  • E o desbalanceamento das tensões induzidas na linha, provocado pela falta de simetria da rede.

A característica terminal de um gerador é a curva que representa a variação de sua tensão terminal (VT) em função de sua corrente de carga (IA). Essa característica depende da forma de excitação de seu circuito de campo.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Analisando-se a Figura mostrada acima e sabendo-se que o circuito de campo do gerador é sujeito à saturação, constata-se que essa curva corresponde à característica terminal típica do gerador de corrente contínua

  • A série
  • B shunt
  • C composto subtrativo curto
  • D composto aditivo longo
  • E com excitação independente

Um motor de indução trifásico (MIT), 220 V, 6 polos, 60 Hz, ligação Y opera com um escorregamento de 5%. Esse motor drena da rede elétrica uma corrente de 40 A e opera com um fator de potência 0,8 (indutivo).


Sabendo-se que as perdas do motor, nessas condições de operação, são 1.200 W, o valor aproximado do torque mecânico aplicado à carga, em Nm, é

  • A 87
  • B 92
  • C 102
  • D 112
  • E 117