Prova do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá - Técnico - Programaçao - FCC (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Depreende-se corretamente do texto:

  • A A arte renascentista floresceu devido ao sistema fundamentado no mérito pessoal, sistema semelhante ao valorizado hoje pelas corporações modernas.
  • B Segundo os relatos da época, o temor da responsabilidade de criar o futuro túmulo do papa Júlio II fez com que Michelangelo abandonasse Roma rumo a Florença.
  • C Obcecado pelo corpo humano, Michelangelo criou esculturas de corpos atléticos, como o Davi, cujas feições infantis, no entanto, distanciavam-no da imagem dos deuses gregos.
  • D Na juventude, Michelangelo foi influenciado pelo talento do veterano Leonardo da Vinci, com quem teve a oportunidade de trabalhar.
  • E Mesmo sendo um artista já consagrado, Michelangelo demonstrou insegurança ao ser convidado a trocar a escultura pela pintura.

...aquela que vislumbrava como a obra de sua vida.

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo do sublinhado acima se encontra também sublinhado em: 

  • A ... quando lhe pediam uma pintura....
  • B ... o criador do teto da Capela Sistina possa ter resistido...
  • C ... questões que afligem os seres humanos...
  • D Relatos indicam que...
  • E ... o Davi tem musculatura de homem adulto...

Está gramaticalmente correta, de acordo com a norma culta, a redação do comentário que se encontra em:

  • A Quando trabalhava as pressas ou sem motivação, até um artista como Michelangelo não conseguia superar as realizações médias de seu tempo; por vezes parava e retomava seus projetos, conforme se revezava no poder os seus clientes.
  • B O espírito indomável de Michelangelo causava temor: diante de dissabores como um bloco de mármore defeituoso, presenciava-se ataques de fúria.
  • C A concorrência com outros artistas, ativaram os motores da superação criativa de Michelangelo, que com o também florentino Leonardo da Vinci, envolveram-se numa disputa célebre sobre qual forma de arte era mais elevada.
  • D A bela Pietá de Florença, da fase tardia de Michelangelo, foi salva por pouco da destruição, uma vez que conservam às marcas de golpes do artista, que estava descontente com a obra.
  • E A noção de que Michelangelo conferia uma graça genial a tudo o que tocava é falsa. Embora respeitáveis, as imagens que fez para a Catedral de Siena revelam-se aquém de seus melhores trabalhos.
Michelangelo resistiu a pintar a capela...

...que afligem os seres humanos...

O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio...

Fazendo-se as alterações necessárias, os elementos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, respectivamente, em:

  • A lhe pintar – lhes afligem – o demonstrar
  • B pintar-lhe – afligem-nos − demonstrar-lhe
  • C pintá-la – afligem-lhes – demonstrá-lo
  • D pintá-la – os afligem – demonstrá-lo
  • E pintar-lhe – os afligem – lhe demonstrar

...antes de fazer o túmulo, resolveu reconstruir a Catedral de São Pedro.

O elemento que possui a mesma função sintática do sublinhado acima se encontra também sublinhado em:

  • A Recém-chegado a Roma em 1505...
  • B ... havia uma forte insegurança.
  • C O corpo humano foi o campo de batalha artística de Michelangelo.
  • D Como definiu o pintor futurista Umberto Boccioni...
  • E Mas Júlio II mudou de ideia...