Prova do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) - Auditor - CESPE/CEBRASPE (2018) - Questões Comentadas

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Com relação às ideias do texto 1A1AAA, assinale a opção correta.

  • A Infere-se do texto que seu autor considera a greve um crime moral, um delito contra a natureza do mundo e da sociedade.
  • B Argumenta-se, no texto, em favor de uma lógica natural que explique a articulação das tensões sociais que a greve manifesta.
  • C Conclui-se do texto que a intolerância com relação à greve advém da ignorância da complexidade de seus efeitos sobre os membros de uma sociedade.
  • D De acordo com o texto, a percepção do senso comum sobre a burguesia é a de que esta é uma classe social cujos membros são caracterizados pelo comportamento tirânico e dominador.
  • E Infere-se do texto que é inadequada a aplicação do pensamento racional à compreensão das relações sociais.

Sem prejuízo para a correção gramatical e para as informações veiculadas no texto 1A1AAA, poderia ser suprimida a vírgula empregada imediatamente após

  • A ‘revoltante’ (ℓ.5).
  • B “Carlos X” (ℓ.15).
  • C “sim” (ℓ.30).
  • D “fundada” (ℓ.31).
  • E “acontecimentos” (ℓ.36).

No texto 1A1AAA, com o emprego da forma verbal “assumira” (ℓ.9), exprime-se

  • A a continuidade de uma ação ocorrida no passado.
  • B a concomitância de uma ação em relação a outra.
  • C o resultado presente de ação ocorrida no passado.
  • D o ponto inicial de ação ocorrida no passado.
  • E a anterioridade de uma ação em relação a outra.

Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto 1A1AAA, se o trecho “porque incomoda” (ℓ.22) fosse substituído por

  • A porquanto incomoda.
  • B à medida que incomoda.
  • C a par de incomodar.
  • D consoante incomode.
  • E uma vez que incomode.

Assinale a opção que apresenta trecho do texto 1A1AAA que expressa uma ideia de comparação.

  • A “mas também um crime moral” (ℓ.3)
  • B “mais do que infringir uma legalidade cívica” (ℓ.18)
  • C “a quem ela não diz respeito” (ℓ.23)
  • D “o que é intolerável e chocante” (ℓ.26)
  • E “que a tradição materialista sistematizou sob o nome de totalidade” (ℓ. 36 e 37)