Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ-RN) - Coordenador - COMPERVE (2020) - Questões Comentadas

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Em sua centralidade, o texto promove uma discussão sobre

  • A os imperativos que, na visão da autora, são determinantes para o futuro das co rporações.
  • B as corporações que, na visão da autora, deixam de investir em diversidade na formação de seus recursos humanos.
  • C as limitações dos algoritmos utilizados pelas grandes empresas de tecnologia no mundo.
  • D as razões de os algoritmos cometerem erros ao identificar pessoas por meio de tecnologias de reconhecimento facial.

A leitura do texto permite inferir que

  • A é recomendável que as empresas de tecnologia foquem a inclusão demográfica no momento de estruturar suas equipes de trabalho.
  • B a preocupação com a formação das equipes de trabalho deve eliminar antigos desafios de gestão enfrentados pelas corporações.
  • C é certo que a adoção de políticas de diversidade elimina a ocorrência de erros no reconhecimento facial de pessoas negras.
  • D a explicação para as falhas no reconhecimento de faces negras pode estar relacionada à falta de diversidade nas corporações.

A linguagem empregada no título

  • A contém três palavras em sentido conotativo.
  • B contém cinco palavras em sentido denotativo.
  • C é exclusivamente conotativa.
  • D é exclusivamente denotativa.

Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.


“É lidando[1] com a diversidade, com a pluralidade cultural, rompendo a matriz colonialista, eurocêntrica, branca e ocidental dos currículos, que vamos solucionar questões que[2] não são parte do repertório ocidentalizado das disciplinas ” opina Carlota Boto, professora de Filosofia da Educação na USP (Universidade de São Paulo), que vê o surgimento de um movimento contrário à divisão disciplinar do século 18.


No contexto em que é utilizado, o excerto constitui

  • A uma narração.
  • B um diálogo.
  • C uma descrição.
  • D um argumento.

Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.



“É lidando[1] com a diversidade, com a pluralidade cultural, rompendo a matriz colonialista, eurocêntrica, branca e ocidental dos currículos, que vamos solucionar questões que[2] não são parte do repertório ocidentalizado das disciplinas ” opina Carlota Boto, professora de Filosofia da Educação na USP (Universidade de São Paulo), que vê o surgimento de um movimento contrário à divisão disciplinar do século 18.


Em seu contexto de uso, o excerto

  • A corrobora uma opinião presente no texto.
  • B corrobora uma ideia negada no texto.
  • C contrapõe-se a uma crítica presente no parágrafo anterior.
  • D contrapõe-se a uma afirmação presente no parágrafo seguinte.