Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ-RN) - Juiz Leigo (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Assinale, com base na leitura do texto, o fragmento que melhor sintetiza o pensamento do autor, considerando a temática por ele explorada.
  • A Ver o mundo implica posicionar-se conceitualmente sobre ele, levando em conta crenças e valores que constituem as nossas representações tanto na constituição do sujeito individual quanto coletivo.
  • B Ver e olhar o mundo significa conhecer os detalhes que o compõem, abrindo mão do juízo de valor tão presente nas nossas formações, a fim de que criemos uma cultura de aceitação do outro no seu contexto de diversidade.
  • C Ver e olhar o mundo, na visão etnocêntrica, encerram duas ações que se complementam e, paradoxalmente, se excluem quando, ao lançar o olhar sobre a cultura do outro, o sujeito passa a aceitá-la pela identificação ou refutá-la pelo “estranhamento”.
  • D Ver e olhar o mundo são ações que se equivalem, desde que traduzidas em exercício de alteridade, tendo como ponto de referência a valorização das diferenças, quando aquele que observa alarga sua visão de mundo, passando a integrar a cultura do outro.
  • E Olhar o mundo supõe partir de uma visão etnocêntrica, segundo a qual a validação das próprias crenças ocorre quando utilizamos como parâmetro a cultura do outro enquanto reflexo da nossa própria cultura.

Leia os segmentos abaixo, considerando o contexto em que eles se inserem.

I. “Se o etnocentrismo pode, em certa medida... (linha 01)

II. “se levada às últimas consequências” (linha 05)

III. “... a crença no valor da própria cultura” (linha 03)

IV. “..."abrir mão” das próprias crenças...” (linha 10)


Sobre eles são feitas as seguintes afirmações:

A) A partícula SE, nos segmentos I e II, é classificada como conjunção condicional.

B) Em “se levada às últimas consequências”, a partícula SE introduz uma oração intercalada com função subordinativa.

C) “... Crença”, no segmento III, é um termo com função sintática de objeto direto.

D) “...crenças”, no segmento IV, exerce a função de objeto direto preposicionado.


Estão corretas:

  • A Apenas A e B
  • B A, B e C
  • C A, C e D
  • D B, C e D
  • E Apenas C e D
Em relação ao emprego de alguns recursos linguísticos no texto, assinale (V) nas afirmações verdadeiras e (F) nas falsas; a seguir, responda ao que se pede: ( ) “... necessário” (linha 01), “provocar sentimentos perigosos” (linha 04) e “deslegitima e revoga” (linha 06) encerram três ideias que têm como implicação uma pluralidade de visões de mundo, expressa pelo conceito de etnocentrismo. ( ) “...à existência” (linha 06) funciona como objeto indireto do verbo “revogar”. ( ) A expressão “à existência” (linha 06)funciona como complemento nominal de “direito”. ( ) O advérbio “paulatinamente” (linha 08) é um marcador temporal e pode ser substituído pela expressão “aos poucos”, sem que haja prejuízo de sentido no texto. ( ) Os verbos “deslegitimam” e “revogam” (linha 06) podem ser considerados sinônimos. ( ) Os vocábulos... “que” ( linha 04) e “que” (linha 13) podem ser classificados, respectivamente, como CONJUNÇÃO e PRONOME.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  • A V – F – V – V - V - F.
  • B V – F – V – V – F - V
  • C F – V – V – F - F - V
  • D V – F – V – F – V - F
  • E F – F – F – V – V- V
De acordo com a gramática, a concordância verbal configura uma relação entre os termos da oração. Partindo desse princípio, assinale a alternativa INCORRETA, considerando a norma culta.
  • A Uma das temperaturas mais altas foram registradas neste final de semana, em Santa Catarina.
  • B Os ministros do Supremo, entre os quais Gilmar Mendes, proferiram brilhantes discursos.
  • C Ontem foi um dos dias em que as estrelas mais pareciam brilhar no céu.
  • D Ricardo – manifestante mais fiel ao movimento – foi quem mais discursou ao longo da caminhada.
  • E Esse foi um dos semestres em que mais houve mais aulas.

Leia os segmentos a seguir:

I. “... necessário para o reforço e legitimação das identidades...” Eu reforço a ideia de que devemos nos colocar sempre no lugar do outro.

II. O aluno pediu que prova fosse revisada, mas o professor ratificou a nota. O aluno pediu que a prova fosse revisada e, após isso, o professor retificou a nota.


Tomando como base os pares destacados nos segmentos I e II, podemos afirmar que eles são, respectivamente, exemplos de

  • A Homônimos homófonos / homônimos homógrafos.
  • B Homônimos homófonos e parônimos.
  • C Homônimos homógrafos e parônimos.
  • D Homônimos perfeitos / parônimos.
  • E Parônimos / homônimos homógrafos.