Prova do Tribunal Regional do Trabalho - Engenheiro Mecânico - FCC (2022) - Questões Comentadas

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No primeiro parágrafo do texto, justifica-se a relação possível entre melancolia e criatividade quando se afirma que

  • A é comum haver nas pessoas uma reação de má vontade contra obras de artistas nas quais o sentimento predominante seja o da melancolia.
  • B é indispensável a ação da tristeza e do sentimentalismo quando se procura criar uma obra de arte de grande envergadura.
  • C o sentimento da melancolia pode se estabelecer de modo a gerar uma obra artística cuja beleza tenha ressonância em nossa vida.
  • D a força das grandes obras de arte deixa ver que a expressão da melancolia já é suficiente para transformá-la em alegria.
  • E a tristeza dos grandes melancólicos inspira os artistas que se valem dela para criar e desenvolver suas melhores personagens.

Afirma-se no segundo parágrafo do texto que a negatividade da melancolia

  • A anima de preferência os gêneros artísticos mais efusivos, como aqueles sambas que tematizam sua própria tristeza.
  • B alcança um valor social positivo quando os artistas a expressam por meio de uma forma bela que a ilumina e a propaga entre nós.
  • C faz com que tenhamos que repetir o acesso a uma mesma obra de arte para nos darmos conta de sua sombria complexidade.
  • D impede que se promova entre nós a falsidade das alegrias artificiais, que pretendem nos resgatar das nossas tristezas mais fundas.
  • E favorece o artista que se esmera em mergulhar nas profundezas dos maus sentimentos para assim disseminá-los entre nós.

No terceiro parágrafo, a personagem Carlitos é invocada para

  • A dar um sentido de nobreza a todas as experiências de fracasso humano.
  • B testemunhar a determinação de um indivíduo em alcançar seus altos objetivos.
  • C indicar a possibilidade da transformação sistemática da dor em franca alegria.
  • D personificar a complexa conjunção entre força poética e marginalidade social.
  • E promover a felicidade que pode desfrutar quem não está comprometido com nada.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A uma espécie de contrabando da tristeza. (1º parágrafo) = uma sorte de transposição infeliz.
  • B fazem de sua melancolia a matéria-prima. (2º parágrafo) = refutam suas bases infelizes.
  • C resgatada do escuro do inferno. (2º parágrafo) = absorvida pelas nuances infernais.
  • D a parte melhor do nosso humanismo criativo. (3º parágrafo) = nossa elitização criacionista.
  • E no rumo a um horizonte incerto. (3º parágrafo) = a caminho de duvidoso destino.

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente observadas na frase:

  • A Aos melancólicos, a menos que fossem grandes artistas, ninguém perdoava sua condição infeliz.
  • B Convêm evitar os chatos, mas é justo que não se os confundam com os melancólicos criativos.
  • C Nas mais variadas artes destacam-se o desempenho superior dos grandes criadores melancólicos.
  • D A realização plena das formas artísticas trazem consigo o prazer estética, que se sobrepõe à melancolia de fundo.
  • E Chaplin encarnou-se em Carlitos, e à poesia de ambos vieram-se render-se a plateia de todos os cinemas.