Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo - Analista Judiciário - FCC (2018) - Questões Comentadas

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Os três parágrafos do texto organizam-se de modo a constituírem, na ordem dada, as seguintes operações argumentativas:

  • A relativização do conceito de perfeito; valorização absoluta do conceito de perfeito; inclusão do conceito de imperfeito.
  • B valorização absoluta do conceito de perfeito; valorização absoluta do conceito de imperfeito; nova valorização do conceito de perfeito.
  • C reconhecimento do conceito de perfeito; relativização do conceito de perfeito; demonstração do valor do imperfeito.
  • D defesa dos conceitos de perfeito e imperfeito; valorização máxima do conceito de imperfeito; conclusão acerca da superioridade do imperfeito.
  • E recuperação histórica do conceito de perfeito; predomínio do imperfeito nas artes e nas ciências; reavaliação positiva do conceito de perfeito.

No terceiro parágrafo, uma escultura abstrata e a estrutura hexagonal dos flocos de neve são exemplos de que o autor do texto se serve para demonstrar que

  • A as artes e a física moderna valem-se dos mesmos modelos de perfeição e de beleza.
  • B o imperfeito pode representar-se tanto na criação estética como na ordem natural.
  • C a imperfeição final é a ordem a partir da qual tudo se organiza na arte e na natureza.
  • D sob o aspecto de uma aparente imperfeição há o primado das leis que regem o perfeito.
  • E por trás das formas belas e das estruturas físicas encontra-se a razão mesma de ser do que é perfeito.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A guia muitas aspirações nossas (1o parágrafo) = orienta uma série de vocações humanas
  • B andando de mãos dadas com o belo (2o parágrafo) = determinando a natureza do que seja estético
  • C rompimento com a busca da perfeição (3o parágrafo) = ruptura com a admissibilidade do imperfeito
  • D novas perspectivas de avaliação (3o parágrafo) = outras taxativas formas de julgar
  • E uma outra possibilidade de ser belo (3o parágrafo) = um novo modo possível de beleza
várias das ideias que revolucionaram nossa produção artística e científica vieram justamente da exaltação do imperfeito...
Uma nova redação do segmento acima, que preserve sua correção e seu sentido, e que se inicie por a exaltação do imperfeito..., poderá ter como adequada complementação
  • A possibilitou que várias ideias revolucionárias impactassem nossas artes e nossas ciências.
  • B proveniente por várias ideias acabaram por revolucionar tanto as nossas artes quanto as nossas ciências.
  • C entendida como nova revolução, acabou por influenciarem as artes e as ciências, com outras ideias.
  • D abriu portas revolucionárias para que lhe surgissem artes e ciências com ideias originais inclusas.
  • E incutiu nas artes e nas ciências, graças à seus ideais revolucionários, novas e produtivas ideias.

Há forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:

  • A Sempre houve aspirações cuja meta era a perfeição, mas que não se cumpria por falta de determinação de quem as alimentavam.
  • B Por vezes caminham juntas a sede de perfeição e esforço pelo belo, tal como se podem constatar nas obras de arte clássicas.
  • C As obras de arte modernas comportam, com frequência, a ação de algum elemento imperfeito, que as elevam a patamares insólitos.
  • D O exemplo dos flocos de neve é trazido ao texto para ilustrar um caso em que mesmo uma rigorosa simetria pode produzir diferenças.
  • E A exaltação das formas imperfeitas, nas artes plásticas ou na música, ocorrem sobretudo na modernidade, em que recusa a composição harmônica.