Prova do Tribunal Regional do Trabalho - Técnico - Apoio Operacional - FCC (2022) - Questões Comentadas

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Mas o pai apoiava a nossa maneira de desver o mundo / que era a nossa maneira de sair do enfado.” (versos 19 e 20)

No trecho acima, o eu lírico caracteriza sua “maneira de desver o mundo” como um modo de escapar 

  • A do tédio.
  • B da imaginação.
  • C da ambiguidade.
  • D do autoritarismo.
  • E do ceticismo.

NÃO se verifica marca da primeira pessoa do plural no seguinte verso:

  • AUm dia tentamos até de fazer um cruzamento de árvores” (verso 7).
  • B “Nossas palavras se ajuntavam uma na outra por amor” (verso 4).
  • C “Certas visões não significavam nada mas eram passeios” (verso 26).
  • D “Mas bem ficamos sabendo que é também das percepções” (verso 12).
  • E "Mas o pai apoiava a nossa maneira de desver o mundo” (verso 19).

Em “O pai disse que vento não tem bunda. / Pelo que ficamos frustrados.” (versos 17 e 18), a expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido original, por:

  • A Apesar disso
  • B Ainda assim
  • C Para além disso
  • D Não obstante
  • E Em razão disso

“Um dia tentamos até de fazer um cruzamento de árvores / com passarinhos / para obter gorjeios em nossas palavras.” (versos 7, 8 e 9)


No contexto, o termo sublinhado expressa sentido de

  • A finalidade.
  • B consequência.
  • C causa.
  • D condição.
  • E proporção.

o menino disse que queria passar para as / palavras suas peraltagens” (versos 31 e 32)


Transposto para o discurso direto, o trecho acima assume a seguinte redação: O menino disse

  • A − Quero passar suas peraltagens para as palavras.
  • B − Quis passar suas peraltagens para as palavras.
  • C − Quisera passar minhas peraltagens para as palavras.
  • D − Quero passar minhas peraltagens para as palavras.
  • E − Quis passar minhas peraltagens para as palavras.