Prova do TRF - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Nível Superior - FCC (2024) - Questões Comentadas

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O elemento sublinhado em Ainda no século 17 os filósofos iluministas ensinaram o valor do devaneio (3º parágrafo) exerce a mesma função sintática daquele sublinhado em:

  • A E para isso recorro à inteligência artificial generativa (2º parágrafo)
  • B pois se a pessoa não está prejudicando ninguém (1º parágrafo)
  • C Só que a mecanização não ativa a inteligência nem a razão (3º parágrafo)
  • D As três pessoas que estavam comigo no elevador se recusavam a devanear (1º parágrafo)
  • E ela está deixando de existir como indivíduo (12 parágrafo)

No texto, a relação entre devaneio e existência é evidenciada pela

  • A sugestão de que o devaneio sobrepuja a essência humana, sendo necessário desafiá-lo por uma compreensão profunda da realidade.
  • B defesa de que devanear é fundamental para a vida humana, pois é por meio dessa atividade que se constrói identidade e se estabelece conexão com o mundo.
  • C discussão da conexão entre devaneio, contemplação e subjetividade, mas sem a apresentação de um ponto de vista claro e conclusivo.
  • D crítica à tendência contemporânea de supervalorizar o devaneio no lugar de constantes estímulos externos, por comprometerem a essência humana.
  • E alegação de que devanear é uma atividade supérflua na vida moderna, uma vez que a existência humana está mais ligada à produção e à eficiência.

O termo “autoindulgência” (1º parágrafo) pode ser substituído, sem prejuízo de sentido ao texto, por

  • A autoironia.
  • B autoexigência.
  • C autopreconceito.
  • D autocomplacência.
  • E autoperseverança.

O uso do advérbio “também” (3º parágrafo) implica dois aspectos no texto: 

  • A a importância da meditação e o risco do comodismo.
  • B a mecanização do trabalho e a razão do ser humano.
  • C a superioridade das máquinas e a moralidade das decisões.
  • D o devaneio das pessoas e a crítica de René Descartes.
  • E o lado humano da nossa espécie e o uso de dispositivos.
E o que é essa jornada se não o próprio caminho do processo criativo, por onde estabelecemos nossa assinatura? (2º parágrafo) Predomina no trecho acima a seguinte figura de linguagem:
  • A Anacoluto.
  • B Hipérbole.
  • C Metáfora.
  • D Personificação.
  • E Antítese.